segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dia Nacional da Doação do Leite Materno.

"Doadoras são mulheres-mães
solidárias com outras mulheres-mães
e seus filhos e se dispõem a
doar o excesso do seu leite".


As doadoras salvam vidas! 



No dia 01 de Outubro celebra-se no Dia Nacional de Doação do Leite Materno. Este dia foi instituído pelo Ministério da Saúde, através da Portaria 1.893 de 2003, onde em seu artigo 1º, que celebra esta data como a reflexão da sobre a importância da doação do leite humano. Esta iniciativa visa a proteção e promoção ao aleitamento materno.

Sobre Banco de Leite

Sabemos que o leite humano é o alimento fundamental e essencial à nutrição, desenvolvimento e imunologia da criança. A orientação é que o bebê alimente-se, única e exclusivamente, de leite materno, até os 06 meses de vida e, a partir do sexto mês, a introdução de outros alimentos, sob supervisão médica e de enfermagem.

No Brasil, alguns bancos de doação de leite materno, dispõem de programas, projetos ou incentivos, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado, onde os bombeiros passam rotineiramente nas casas doadoras para recolher o leite humano congelado.

O Aleitamento na Atenção Básica:

Uma das prioriedades estabelecidas na Atenção Básica de Saúde são os cuidados à gestante e ao bebê que está se formando. Desta forma, o incentivo, as informações e orientações sistemáticas sobre o aleitamento materno faz parte da praxe de atendimento às gestantes, às puérperas e também aos seus companheiros. É de suma importância envolver o homem nos cuidados com esta mulher e com a criança, pois sendo um bom parceiro nesta dinâmica, a amamentação torna-se uma atividade prática, segura e, mesmo que incômoda, em virtude de algumas dificuldades, podem ser facilmente superadas se tiver o apoio e a compreensão deste homem.

Técnica de Enfermagem Noraneide Gomes, da Equipe Bandeirantes, orientando sobre a "ordenha" à mulher


Na foto acima a Técnica de Enfermagem Noraneide Gomes, da Equipe Bandeirantes, orienta a paciente, que teve mastite, em como estimular a saída do leite materno e assim facilitar a amamentação do bebê e tornar esta prática menos indolor e mais prazerosa.

Para nós acolher a gestante e seu companheiro com informações e orientações prévias sobre a chegada do bebê, principalmente no que tange à sua higiene e alimentação são bases do trabalho estruturado na saúde da família. Após o nascimento, os cuidados mensais, através das visitas dos agentes comunitários de saúde e as consultas de puericultura agendada mensalmente, revezendo entre a Enfermagem e a Clínica Médica são monitorias importantes à saúde e o bom desenvolvimento desta criança.






0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432