terça-feira, 2 de outubro de 2012

Práticas de Shantala em Clínica de Família

“Sim, os bebês tem necessidade de leite, Mas muito mais de serem amados e receberem carinho Serem levados, embalados, acariciados, pegos e massageados” LEBOYER

A Shantala é uma técnica de massagem, que consiste na construção de amor, carinho e afeto entre mãe e bebê. Ela foi descoberta pelo médico obstetra francês Frédérick Leboyer quando passava pela Índia e se deparou com uma mulher que,  publicamente, massageava seu bebê. Esta mulher era paraplégica e esta era uma das alternativas de proximidade entre ela e seu filho.

Esta é uma arte milenar difundida de geração em geração que tem o objetivo de transmitir amor através das mãos pelo toque. É uma forma de comunicação entre o corpo, onde aproxima mais mãe e filho.

A massagem traz benefícios ao desenvolvimento físico, energético e psicológico da criança. sendo eficaz na prevenção de neuroses. Contribui para eliminar tensões e bloqueios, equilibra o sistema nervoso, reforça o sistema imunológico e atua nas disfunções orgânicas tais como insônias, cólicas, prisão de ventre, gases, problemas digestivos e respiratório. Ainda contribui positivamente à ativa a circulação sangüínea, auxiliando o desenvolvimento psicomotor, e pode ser aplicada em bebês com traumas de nascimento, carência afetiva e problemas neurológicos.

A Shantala destina-se a recém-nascidos, a partir de um mês de idade aproximadamente, mas não há limites para seu início e continuidade. Pode também ser aplicada em crianças de maior idade, exigindo apenas adaptações da técnica. A massagem pode ser aplicada pela manhã e à noite (antes do sono) em crianças com até três anos de idade; acima dessa idade pelo menos uma vez por semana. É preferível reailizar a massagem quando a criança estiver de estômago vazio ou quase vazio.

São usados óleos para ajudar a conduzir os movimentos sem causar atritos na pele do bebê e tornar esses momentos mais afetuosos. Nos dois primeiros anos, usa-se sempre óleos puros, sem química e sem perfume, pois a pele é muito sensível, e possivelmente a criança colocará a mão na boca. Por serem absorvidos pela pele, é sempre bom preferir óleos vegetais. Após a massagem, pode-se conduzir a criança a um banho que vai trazer relaxamento, dando ainda continuidade com o toque e deixando-o submerso promovendo a sensação da vida intra-uterina.
Sendo um importante coadjuvante no desenvolvimento da criança, recebemos a capacitação e agora orientamos aos pais e responsáveis na comunidade, sobre a realização da Shantala em crianças. Acreditamos que este cuidado não está restrito apenas às mulheres que são mães ou responsáveis, mas também aos pais e outros responsáveis neste momento de carinho, amor e afetividade que acabam por ser construídos mutualmente.

A Clínica da Família Maury Alves de Pinho, através da Equipe Horizonte, com a Agente Comunitário de Saúde Claudia Santos realizou no espaço do Centro de Referência de Assistência Social, orientações sobre a massagem por Shantala à algumas usuárias da saúde e da assistência na forma de lidar com esta técnica, diariamente.

 Segue a galeria de fotos abaixo:


Quem desejar participar, basta entrar em contato com o telefone 3410-8572 e falar com a Agente Comunitário de Saúde Claudia Santos da Equipe Horizonte.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432