domingo, 7 de outubro de 2012

A saúde como maior indicador de sustentabilidade.


"A saúde na verdade é o maior e melhor indicador de sustentabilidade que podemos ter, pois se você tem uma população saudável isso significa que ela come bem, tem uma água de boa qualidade e o ambiente em que ela vive também é saudável no sentido de que ele é rico e capaz de diluir a transmissão de doenças". Márcia Chame


Você sabia que há uma clara relação entre a riqueza da natureza e o bem estar do ser humano? À partir destas informações, que se transformaram em dados e estudos é que a Coordenadora do Programa Biodiversidade e Saúde da Fiocruz, a bióloga Marcia Chame alerta para isso.  

No final do mês de outubro haverá a  1ª Conferência Brasileira em Saúde Silvestre e Humana e contará com alguns dos principais cientistas que estudam o tema no Brasil e no mundo.

A importância de se preservar a biodiversidade para  saúde é porque esta nos presta um serviço ecossistêmico não muito percebido, que é o de criar uma diluição na transmissão de doenças. Um dos  exemplos neste processo, está no crescimento urbano nas grandes cidades e consequentemente a redução da cadeira alimentar por comensalismo. Em outras palavras, alguns animais desaparecem deste ecossistema e suas "presas" aumentam no ambiente favorecendo o surgimento de outros processos parasitários e que acabam por gerar doenças ao homem que serve como hospedeiro neste convívio.

Este ciclo é vital à condição humana, pois ela garante um ciclo da natureza e também protege o ser humano de outras exposições à doenças. Mantendo este ciclo, mante-sem à sustentabilidade que oferece qualidade de vida e saúde à população.

Fonte: Jornal O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432