sábado, 29 de setembro de 2012

Dia Mundial do Coração - Linha de Cuidados Preventivas à sua saúde

No dia 29/09/2012 é celebrado o Dia Mundial do Coração. Esta data foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que elegeu esta data como um dia à reflexão e consciência dos agravos na saúde e que atingem diretamente o coração humano.

Segundo dados da OMS, em média 17,3 milhões de pessoas morrem, por ano, por doenças vasculares e cardíacas que poderiam ter sido evitadas. No Brasil, a média anual são de 300 mil pessoas.

A OMS ressalta que, pelo menos, 80% dos ataques cardíacos e infartos prematuros são passíveis de prevenção e uma das chaves para isso estão em ingestão de alimentos saudáveis, prática de atividades físicas e no combate ao tabagismo.

Um outro inimigo do coração nos dias atuais é a situação de stress em que muitas pessoas estão submetidas. Seja ele através do trabalho, problemas pessoais, sociais e familiares e cabe a tentativa de prevenção. Segundo informações, a tensão constante leva à secreção do hormônio adrenalina, que aumenta os batimentos cardíacos e, consequentemente,  a pressão arterial. Por isso, é importante tentar cultivar o bom humor e não guardar mágoas são recomendações para quem quer manter o coração saudável.

Cuidados preventivos ao coração na Atenção Básica:

A Atenção Básica na Saúde que oferece atendimentos à população no eixo da promoção, prevenção, proteção à saúde adota políticas, programas e linha de cuidados onde é possível evitar que situações previsíveis venham à tona na saúde cardíaca da população. Atualmente esta atenção tem sido cada dia mais precoce, justamente para evitar que tenhamos uma geração de adultos com situações de saúde como tabagismo, diabetes, hipertensão, obesidade entre outros agravos preventivos.

Acompanhamentos que vão além da consulta clínica:

Por anos vivemos em uma lógica na saúde pública, pautada em hospitais e grandes centros médicos e que acabavam por tratar da saúde do paciente, pelo ponto de vista da doença e, muitas vezes, num estágio da enfermidade em que não tinham mais cura e nem tratamento.

Hoje, com o reordenamento da Saúde Pública no Brasil, através da implementação da Atenção Primária de Saúde (APS), principal porta de entrada da população aos serviços de saúde pública demandadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e que são demandas  para outros serviços e especialidades, de acordo com caso clínico apresentado.

Esta avaliação e diagnóstico sobre a saúde da população adstrita é possível, através do conhecimento prévio do território, o cadastramento, as visitas domiciliares periódicas realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde, a discussão do caso em equipe, o agendamento da consulta e/ou visita domiciliar ao paciente pelo Enfermeiro ou Médico.  Além destas linhas de cuidados, a iniciativa do paciente em contribuir para sua melhoria e cura, através das aferições de pressão alta e diabetes com as técnicas de Enfermagem.

Além do proposto clinicamente para o bem estar do paciente é importante  a  parceria da Academia Carioca para incluir os pacientes em atividades físicas, a participação do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF) que acabam por unir forças com a intersetorialidade e colocar em prática um projeto terapêutico que estimulem mais do que relações de direitos a estes sujeitos, mas também a inclusão em um projeto de vida onde cabem novas formas de reflexão e hábitos para um viver melhor, estimulando assim a  ajuda mútua, solidária e terapêutica entre todos.

Acreditamos que desta forma é possível combater um outro inimigo invisível à saúde pública que, insta nas situações de estresse, apresenta sintomas com reflexos diretos à saúde; mas não diagnósticados, conhecidos também como "sofrimento difuso".


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432