quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A importância do Dentista na Saúde Bucal na Atenção Básica


No dia 03 de Outubro celebra-se, segundo o calendário do Ministério da Saúde e OMS, o Dia Mundial do Dentista. Este profissional de saúde também é conhecido como cirurgião-dentista ou médico-dentista e tem sua formação superior no curso de Odontologia e suas atividades são realizadas em consultórios ou em espaços do poder público.

Antes da formação acadêmica, no Brasil do século XIX, o ofício era exercido por barbeiros. A partir de então médicos e físicos europeus começaram à integrar-se à atividade e exercê-la como profissão.

Hoje, com o avanço do alcance e acesso da saúde em algumas partes do Brasil, o cirurgião-dentista, assim como a equipe de saúde bucal, estão sendo incluídas como parte da integralidade e assistência aos usuários  do Sistema Único de Saúde.

A partir da implementação da Atenção Básica, através das Clínicas de Família, como proposta da reorganização dos serviços de saúde em 2000 viu-se a importância da inclusão deste profissional aos demais serviços oferecidos pela rede pública. Em 2004 o Ministério da Saúde implementa o Programa Brasil Sorridente com a proposta de ampliar as frentes de atendimento à saúde bucal, com o objetivo de melhorar as condições de saúde e acesso à população a este serviço.

O Cirurgião-Dentista, assim como a equipe de saúde bucal,  precisam estar preparadas para prestar assistência individual e coletiva, desenvolver atividades voltadas a promoção, prevenção, controle e tratamento de doenças bucais, incluindo também as visitas domiciliares aos usuários que não tem condições de se dirigir à unidade física de saúde, mas precisam de cuidados.

Drª Samantha Rocha (à esquerda) e TSB Sandra Augusta.
Nas unidades de saúde na atenção básica, as principais atividades desenvolvidas pelo dentista são:

- Realizar procedimentos clínicos da Atenção Básicas, protocolados na carteira de serviços, incluindo situações de urgência e pequenas cirurgias ambulatoriais;

- Coordenar e participar de ações coletivas voltadas à promoção da saúde e prevenção de doenças bucais;

- Realizar supervisão de ASB e TSB;

- Realizar atenção integral a saúde bucal (proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento,  reabilitação e manutenção da saúde) individual e coletiva a todas as famílias adstritas a sua área de atendimento entre outros procedimentos descritos na carteira de serviços.

Na Clínica da Família Maury Alves de Pinho hoje contamos com o trabalho da Drª Samantha Rocha que tem contribuído positivamente para o acesso à população aos serviços da saúde bucal, juntamente com sua equipe.


No primeiro momento, Drª Samantha Rocha em atendimento familiar, com orientações sobre carteira de vacinação e higienização dos dentes e, no segundo momento, anotando as queixas recorrentes dos pacientes que estavam aguardando para uma outra ação em saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432