segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Dia Mundial da Saúde Mental - Integração Atenção Básica e Redes de Apoio


Breve Histórico:

No dia 10 de Outubro, segundo o calendário do Ministério da Saúde, celebra-se o Dia Mundial da Saúde Mental. 

A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo estimular reflexão, consciência, ações e práticas em prol do acesso à direitos aos usuários que estão com a saúde mental em risco ou comprometimento. 

No Brasil temos a Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02, que visa consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Em outras palavras, a lei garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, cidade e comunidade, oferecendo cuidados integrais a sua saúde, com base nos recursos que a família e a comunidade propõem, favorecendo a sua desinstituição.

O modelo vigente, proposto em lei, conta com uma rede de serviços e equipamentos variados, tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSI), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência e Cultura e os Leitos de Atenção Integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III). O Programa de Volta para Casa que oferece bolsas para egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos, também faz parte desta Política.

Riscos e Comprometimentos comuns à Saúde Mental identificada no território:

A partir da estruturação das Estratégias de Saúde da família, com o reordenamento da saúde pela atenção básica, a intersetorialidade é um importante elo para viabilização de direitos a estes usuários que necessitam de um acompanhamento clínico e terapêutico integral e que leve em consideração os aspectos biopsicossociais que estão inseridos.

Desta forma, nas Clínicas de Família, por exemplo, o Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF) é um importante interlocutor com as destas redes de serviço( CAPS, CAPSI entre outros) para um diálogo fluído, contínuo proporcionando o matriciamento dos casos encaminhados como referência e também a contrapartida à contrareferência para a continuidade do cuidado deste paciente.

Desta forma, antecipando o dia 10 de Outubro, a Clínica da Família Maury Alves de Pinho, no dia 04/10/2012, recebeu na unidade, representantes do CAPS e de alguns serviços de saúde mental para nos apoiar à condução do trabalho aos pacientes com comprometimento psíquico e psiquiátrico. Este convite foi realizado à partir da participação da Gerente Técnica Luciana Janeiro em um dos Fóruns de Saúde Mental, onde citou as dificuldades encontradas no território para buscar apoio, orientação e matriciamento aos pacientes de saúde mental, uma vez que, pela ausência do NASF, esta área na saúde ficou descoberta.


A reunião iniciou-se às 09:00hs para discussão de dois estudos de casos: um da equipe Bandeirantes e outro que são conjugados com a Equipe Coroado e Horizonte.
 Em ambos os casos, apresentamos os aspectos biopsicosociais que estão inseridos e as principais hipóteses diagnósticas sobre cada caso e como deveríamos conduzir cada situação apresentada. A partir do proposto, poderíamos organizar um plano terapêutico para os demais pacientes que apresentarem sintomas similares.

Após a apresentação dos casos, estudamos minunciosamente cada um deles e foi sugerido para um à supervisão terapêutica, através do diálogo como proposta de interlocução, fazendo assim parte do processo de trabalho e também do plano terapêutico a esta paciente.

 Para o outro caso, foi fortalecido o vínculo com a CAPS, através da psicóloga Luciana, para acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico.


Psicóloga Cátia, Gerente Luciana e demais profissionais de saúde

As situações que envolvem saúde da família é de suma importância que haja a integralidade da sua assistência, interligando equipes multiprofissionais e núcleos de apoio que possam fortalecer a rede de serviços e também criar novas oportunidades para refletir e criar processos de trabalho para este e outros casos. Caso não seja possível, é necessário ir em busca de apoio nas redes para que, possamos conduzir os casos, da melhor forma possível, dentro de uma proposta de trabalho e intervenção que atenda aos parâmetros solicitados pelo Sistema Único de Saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432