segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dia Nacional do Idoso e o Envelhecimento Ativo

No dia 01/10/2012 celebra-se o Dia Nacional do Idoso. A data é um marco adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) à reflexão sobre os avanços e retrocessos sobre as políticas públicas setoriais que envolvem os direitos da pessoa idosa, para o exercício de sua plena cidadania.

Para o Ministério da Saúde, as principais políticas setoriais tem foco na promoção, prevenção e proteção à saúde do idoso, estimulando seu olhar sobre sua situação na saúde e não na doença.

No Brasil é considerado idoso a pessoa que tenha idade superior à 60 anos. Atualmente, segundo dados estatísticos, há aproximadamente 20 milhões de idosos, entre eles 12% desta população tem a partir de 80 anos. Com base nestes dados e também com as informações e demandas de pacientes com menos de 60 anos que tem histórico de situações na saúde comum  ao idoso é importante estimular ações na saúde que visem à promoção, prevenção e proteção à saúde desta população que, ainda que não esteja idosa, ao atingir esta idade, não cheguem a um caso crônico.

Hoje, o chamado Plano DCNT - Plano de Ações de Enfrentamento à Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, apresentam propostas que visam melhorar as condições de vida e saúde da população idosa, fortalecendo o envelhecimento ativo de forma saudável.

Na Atenção Primária em Saúde o atendimento à saúde do idoso é uma das premissas principais na linha de cuidados. Hoje é possível eleger uma agenda prioritária aos seus atendimentos, bem como dispor da acessibilidade para a aquisição e uso de medicamentos de forma gratuita e, de acordo com a avaliação médica, a visita domicilar. Outros programas e projetos com parceiria à intersetorialidade também são fundamentais na perspectiva de tornar o envelhecimento ativo mais real às necessidades da população usuária e adstrita a uma determinada área.

Para isso a atenção integral às necessidades da pessoa idosa, com foco em sua manutenção, reabilitação e capacidade funcionais são uma das apostas que estão inclusas nos programas de saúde financiados pelo SUS.

Nos videos abaixo apresentamos algumas das ações direcionadas à participação e a valorização da saúde do idoso, onde o mesmo, torna-se sujeito participante





0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432