segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dia Mundial e Nacional da Osteoporose - Prevenção na Atenção Básica

No dia 20 de Outubro é celebrado no Brasil e o no mundo o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose.

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. 

A osteoporose faz parte do processo normal de envelhecimento, e é mais comum em mulheres do que em homens. Isso porque os ossos femininos são mais finos, mais leves e apresentam perda de cálcio acelerado durante a menopausa. Nos homens, a partir dos 50 anos, a deficiência alimentar de cálcio e vitaminas entre outros fatores de risco, como o uso de certos medicamentos, também estão sujeitos à doença. 

Uma das formas de prevenção da doença está nos exames preventivos, à partir dos 40/45 anos em mulheres e aos 50 anos em homens para verificar a saúde do tecido ósseo. Além disso, a ingestão diária de 1.200 mg de cálcio para manter os ossos mais saudáveis. O mineral está presente no leite, nos laticínios e em verduras escuras. Outra forma preventiva está na prática de atividades física de baixo impacto, como caminhada e a ingestão de vitamina D, somado à exposição solar, sem filtro solar, antes das 10hs da manhã. 

Na atenção básica é possível realizar métodos preventivos à osteoporose. O primeiro passo se faz através do agendamento de consultas com o médico de família para que o caso seja avaliado, diagnosticado e referenciado para realização de exames e/ou referência ao especialista. Além disso a orientação de vitaminas e atividades físicas, através da Academia Carioca são condições básicas suficientes para prevenir a questão da osteoporose.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432