terça-feira, 30 de outubro de 2012

Envelhecimento Ativo: CFMAP e a Terceira Idade.


" O Envelhecimento Ativo é o processo de 
otimização das oportunidades de saúde, 
participação e segurança, com o objetivo de 
melhorar a qualidade de vida à medida que 
as pessoas ficam mais velhas". OMS, 2005

No dia 30 de Outubro, a Clínica da Família Maury Alves de Pinho, organizou um pequeno evento em celebração ao dia do Idoso. O evento foi organizado pela Equipe Bandeirantes e contou com o apoio das demais equipes para este acontecimento.

A idéia foi sair do lugar comum, ao se falar em processo de saúde-doença, para os pacientes com o perfil a partir de 60 anos e mostrar-lhes que, mesmo com todas as dificuldades que envolvem sua vida social, é possível viver com mais alegria, motivação e saúde.

Drª Libania Cattani, ACS: Fernanda, Nídia e Valdineia e Enfermegem Carla Brum e Noraneide. Aux. Manutenção Sandra Andreia.


O legal de organizar eventos com a terceira idade é a adesão com que eles participam, inclusive trazendo seus netos para também contribuirem com este momento.



Foi uma ação muito diferente, onde conseguimos promover saúde e também levar alegria e auto estima às crianças e idosos.



Assista o vídeo que elaboramos mostrando o clima de desconstração e alegria para os idosos:




Mais do que a alegria de preparmos esta ação em saúde foi perceber a receptividade dos pacientes, seu envolvimento e participação. Saúde do Idoso é algo que está para além do foco na doença e em suas limitações, mas principalmente eleger possibilidades e potencialidades dos quais eles ainda podem muito que aproveitar.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432