sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Movimento #PinkMe/ Outubro Rosa: Conscientização na Beleza sobre o Câncer de Mama

O mês de outubro é marcado na Saúde, no Brasil e no mundo, como um período significativo à Saúde da Mulher.  Em especial como um alerta para estimular a reflexão e consciência da importância do exame na mama ou mamografia para diagnóstico precoce do câncer de mama. Ainda nesta linha, aproveita-se também para chamar a atenção sobre os riscos do câncer de colo de útero.

Hoje o movimento chamado Outubro Rosa ou Pink Me tomou grandes proporções que tem alcançado as redes sociais dirigidas à beleza e blogueiros tem falado sobre este assunto pelo viés da beleza.

O objetivo deste movimento é unir beleza à saúde, mostrando que uma está intimamente ligada a outra e que ambas fazem parte do contexto de qualidade de vida, bem estar e autonomia às mulheres. Hoje, além de estimular a consciência sobre o câncer de mama, também há movimentos à conscientização ao câncer de colo de útero, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Depressão entre outros agravos mais incidentes à saúde da mulher.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente e  comum de câncer entre as mulheres, respondendo em média 22% dos novos casos a cada ano. Hoje com o avanço da Medicina, através de estudos e pesquisas, é sabido que, se diagnosticado precocemente o índice para tratamento e cura é bem maior e bem mais resolutivo.

Infelizmente no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama ainda continuam elevadas. A probabilidade para este aumento pode ser em virtude de um diagnóstico tardio e já em estágio avançado.

A incidência deste câncer em mulheres com menos de 35 anos ainda é raro, mas a partir desta faixa etária  sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas ainda indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

Como Prevenir?

Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.

Sobre o uso de anticoncepcional, ainda não há certeza da associação que o uso de pílulas anticoncepcionais contribuem com o aumento do risco para o câncer de mama. A predisposição à doença estão em mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez.

As estatísticas apontam os seguintes números, segundo o INCA:

Estimativa de novos casos: 52.680 (2012)
Número de mortes: 12.852, sendo 147 homens e 12.705 mulheres (2010)

Segue abaixo uma ilustração em como fazer o auto exame de mama. Caso perceba alguma alteração, procure imediatamente uma unidade de saúde:






Prevenção do Câncer de Mama na Atenção Básica:

Como a Atenção Básica na Saúde é porta de entrada principal aos cuidados que tangem à promoção, prevenção e proteção é importantíssimo que as equipes que compõem o Saúde da Família estejam atentos a esta orientação aos usuários adstritos ao seu território.

Estas informações podem ser disseminadas através das visitas e orientações dos Agentes Comunitários de Saúde nas visitas domiciliares e nas salas de espera durante o acolhimento. A equipe técnica tem papel fundamental que é, além de realizar a escuta com a queixa da paciente, encaminhá-la ao atendimento médico ou de enfermagem para um diálogo mais preciso sobre esta situação.

O exame de mama realizado em consulta e o encaminhamento (se for o caso) à Mamografia são os principais passos para um diagnóstico preciso sobre hipótese ou confirmação do caso.

 Maiores informações, converse com seu profissional de saúde.









Um comentário:

  1. Muito obrigada pela divulgação do movimento! Post super completo e detalhado! Com certeza irei compartilhar!

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432