terça-feira, 9 de outubro de 2012

"Verme Zero": Ação de Saúde em Creche sobre verminoses.

 No dia 09/10/2012 foi realizada pela Equipe Bandeirantes, na Creche Municipal Rogério Cardoso Furtado, a ação em saúde chamada "Verme Zero".

O objetivo da ação foi esclarecer a crianças, responsáveis e profissionais sobre as verminoses, formas de se contrair, formas de se previnir e de tratar também.

Na creche a ação teve dois momentos: um com teatro de fantoches, exclusivos para crianças para falarmos em uma linguagem própria, sobre os riscos de andar descalços e não lavar as mãos antes e depois da refeições.

No segundo momento, a fala foi direcionada aos pais, responsáveis e profissionais da Educação sobre os riscos de se contrair verminoses, o que pode ser feito, com orientações, informações e esclarecimentos sobre meios de prevenções, cuidados higiênicos entre outros.


Ao todo, houve a participação de mais ou menos 50 crianças, além dos profissionais da educação que muito contribuiram nos apoiando e tirando dúvidas. As crianças gostaram muito e interagiram bastante.

No segundo momento da ação, nossa orientação foi com pais, responsáveis e profissionais sobre maiores cuidados e o que fazer em situações em que há verminoses em crianças e adultos.


Na foto, Drª Libânia Cattani, médica de família da Equipe Bandeirantes e Agente Comunitário de Saúde Silvia Pantoja, apresentando informações de forma lúdica aos adultos sobre verminoses e o acesso pelas mãos.


A Técnica de Enfermagem Noraneide deu uma breve orientando explicando como proceder em casa e fora de casa com a higienização das mãos e alimentos. Após as orientações a Drª Libânia Cattani levou os formulários de pedidos para solicitações de exames de fezes e também os frascos aos responsáveis que desejarem submeter seus filhos aos exames para verificar o grau de verminose.


Nosso objetivo em ações de saúde no âmbito e espaço da educação, mais do que falar das consequências e doenças é estimular uma nova cultura que absorva valores como educação em saúde, aprendendo a cuidar de si, valorizando os bons hábitos de higiene, alimentação para que, além de previnir doenças, possam às gerações futuras, estimular práticas sustentáveis de saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432