quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A importância da ingestão de líquidos no verão



O verão é época de intenso calor e as pessoas tendem a suar mais do que em outras estações. Por isso, o risco de desidratação aumenta, já que as perdas são mais intensas, assim é fundamental que líquidos sejam ingeridos com maior regularidade.

Se houver pratica de atividade física, a necessidade de água aumenta para repor as perdas com a transpiração. Muito da água perdida vem do sangue, levando a uma diminuição do fluxo sanguíneo, podendo prejudicar a função cardiovascular. Se o exercício for intenso, a reposição de líquidos deve ser freqüente.

O que muitos não sabem é que os líquidos podem ser grandes aliados no emagrecimento. Eles promovem a saciedade ao favorecer a distensão gástrica, ou seja, a sensação de estômago “cheio”, principalmente se for ingerida cerca de 30 minutos antes das principais refeições, favorecendo a redução do consumo de calorias.





Porém vale lembrar que não devemos esperar sentir sede para ingerir líquidos, pois a sede já é um sinal de desidratação.





A água ajuda ainda a hidratar o bolo fecal, auxiliando na eliminação de metabólitos tóxicos do organismo. Isso se reflete em uma pele mais bonita e no melhor funcionamento do intestino.

Água

O consumo de água deve ocorrer durante todo o dia, uma boa dica é sempre ter uma garrafinha com você, no carro, no trabalho, em casa e na academia. Se você não gosta de água pura, crie uma versão aromatizada colocando folhas de hortelã, alecrim, rodelas de laranja ou limão.
 





Chás

Depois da água, o chá é a bebida mais consumida em todo o mundo. Entre as infusões mais apreciadas podemos destacar: camomila, erva cidreira, erva doce, hortelã, menta e maracujá.
 


Sucos de Frutas

São ricos em vitaminas e minerais, além de refrescantes, fornecem energia e hidratam. Devem ser consumidos ao longo do dia, mas não em substituição a água. São inúmeras possibilidades de combinações de frutas para preparo de sucos naturais, mas se você prefere uma opção já pronta, em função da praticidade, opte por aqueles sem conservantes e sem adição de açúcar.
 



Por isso, recomenda-se nos dias de calor uma alimentação leve e equilibrada, à base de frutas, verduras e carnes brancas, como peixes e aves. Além, é claro, de muito líquido!

ATENTAR para a hidratação de idosos e crianças e  a procedência dos alimentos.

 



Como se defender desse calorão? Por que os idosos sofrem mais com as altas temperaturas? Uma das saídas é a hidratação, que tem que ser forçada, muitas vezes, nessa faixa etária. É que à medida que envelhecemos sentimos menos sede.

“Durante o envelhecimento, fisiologicamente, é normal que o estímulo para sede diminua”, explica a médica Dra Luciana Alvarenga. “Não adianta só repor a água. O liquido é importante, mas também perdemos outras substâncias alem de água no suor. E isso é reposto com sucos. O ideal é ingerir uns oito copos de tudo por dia. Pode ser quatro copos de água e quatro de suco, sorvete ou gelatina”, orienta.

Nas horas em que o sol está muito forte, o melhor é ficar dentro de casa.

“O vento direto não é ideal porque resseca muito a pele e principalmente o olho”, alerta a médica.

Se o idoso tiver ar-condicionado, é bom manter a temperatura em torno de 25ºC.



A médica Dra Luciana ensina uma maneira simples de identificar o maior perigo do calor: a desidratação. “Passe o dedo dentro do lábio e observe: se o dedo estiver brilhando, a pessoa está hidratada. Senão, tem que dar mais líquido para essa pessoa”, recomenda.
O calor pode ainda piorar o inchaço nas pernas. Por isso, nada de ficar muito tempo sentado.

“A cada hora, levante, dê uma volta e sente de novo. Também pode elevar as pernas para o alto, sem apertar. À noite, antes de dormir, pode deitar e colocar a perna um pouco mais para cima”, explica a médica.





Já que não dá para fugir desse calorão, o importante é:

·         beber muita água

·         usar roupas leves

·          sapatos que não apertam

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432