quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Xô Piolho!

   Ação na Creche São Sebastião B. de S. Prata realizada pela equipe Coroado juntamente com a Farmacia e a equipe Bucal da Clínica da Familia Maury Alves de Pinho.

PIOLHOS!  Importante cuidar e prevenir

De Olho no Piolho!
De repente a cabeça coça daqui, coça de lá... Será piolho?
O que é piolho?
O piolho é um inseto bem pequeno que vive entre os cabelos e dá muita coceira. Isso porque ele se alimenta do sangue que suga da sua cabeça, por isso coça. O pior, é que quando aparece um na certa muitos outros vêm por aí, pois uma única fêmea pode por até 140 ovos, chamados de lêndeas.
 
Como se pega piolho?
Por serem insetos muito ativos e se movimentarem com muita rapidez, os piolhos podem passar de uma pessoa para outra com muita facilidade. As crianças em idade escolar (de 3 a 10 anos) são as mais afetadas, especialmente as meninas.
Quais os sintomas?
Começa com uma coceira de leve que depois vira um grande desconforto. Se a coceira for constante pode causar feridas no couro cabeludo.
Os sintomas costumam aparecer logo. No mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte ao contágio. Geralmente a coceira começa assim que o parasita pica para se alimentar. E são substâncias da saliva do piolho que provocam essa reação.

Um agravante: os sinais acima descritos, podem surgir porém depois de até dois meses da "invasão" dos piolhos. Isso é típicos em crianças sub-sintomáticas. Ou seja, aquelas que de início não sentem coceira e assim, a população de piolhos vai aumentando e aumentando. Essas crianças, só vão relatar os sintomas ou apresentar os sinais depois que a infestação já estiver grande.

Se uma criança foi infestada apenas com uma fêmea, que a cada 7 dias produz novas ninfas, que depois de 2 semanas tornam-se adultos, e que se reproduzem... ... Então, em dois meses, ela pode ter dezenas e dezenas de piolhos.

Para as crianças
Os maiores problemas causados pela infestação de piolhos nas crianças e jovens são:

- Ficam irritados;

- O rendimento na escola fica comprometido;

- O sono e a capacidade em se concentrar ficam prejudicados;

- O preconceito de outras crianças (ou mesmo adultos) gera desconforto, vergonha, raiva, isolamento e segregação;

- Possíveis anemias e infecções secundárias (muito raramente);
O piolho capilar não escolhe sexo, idade nem classe social, assim, todos devem estar atentos. Principalmente quem lida com grupos de crianças e jovens.

Leve isso em conta na prevenção pessoal: Os piolhos também gostam de cabelos limpos, assim, manter os cabelos limpos (seu e de seus filhos) não muda em nada o risco de infestação.

Evite entrar em contato com pessoas infestadas. Não usar de forma coletiva: travesseiros, pentes, bonés, lenços de cabeça, presilhas, capacetes etc.

Se estiver exposto, inspecione a cabeça toda semana à procura de piolhos e lêndeas. Passe o pente fino para retirar as lêndeas, as ninfas e os piolhos.

* DICA: É MUITO MAIS FÁCIL PASSAR O PENTE FINO NOS CABELOS MOLHADOS, DEPOIS DE APLICAR CREME CONDICIONADOR!

                                                   Como acabar com eles?




Nada melhor do que aqueles xampus e loções específicas contra piolhos que são vendidos nas farmácias. Além disso, outro grande aliado é o pente fino, que ajuda a remover piolhos e lêndeas.



 
Pra não pegar piolho:
Evite contato com presilhas, escovas, bonés e travesseiros de outra pessoa.
Manter os cabelos sempre lavados e prende-los somente quando estiverem secos.
Peça pra mamãe sempre examinar a sua cabeça, pra ver se tem algum piolho ou lêndea.
E lembre-se:

* Ao eliminar os piolhinhos retirados da cabeça, não os jogue em qualquer lugar. Jogue na privada ou guarde em um vidrinho com álcool. Podem servir para educar pessoas que não conhecem bem os piolhos.

* Ferva ou enxágüe com água quente a roupa de cama de quem estiver com a infestação, e depois passe tudo com ferro bem quente.

* Limpe bem as escovas e pentes usados para retirar os piolhos, e deixe-os separados das demais pessoas da casa.
 


 
Farmacêutica Cassia, Dra Luciana, Diretora da creche São sebastião B. de S. Prata Marta, ASB Sandra e Enfª Marilene.




Oficial de farmacia Flavio, ACS'S Nadja e Joseane


Farmacêutica Cassia, Dra Luciana, Diretora da creche São sebastião B. de S. Prata  Marta, ASB Sandra, Oficial de farmacia Flavio e enfermeira Marilene

             






0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432