segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O Educador Físico eas práticas terapêuticas na Saúde.

 No dia 01 de Setembro o Ministério da Saúde celebra o Dia do Profissional de Educação Física. Na saúde, este profissional tem sido integrado às unidades de atenção básica junto ao Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF).

O objetivo da educação física é contribuir com a saúde e bem estar do paciente, de forma a viabilizar atividades que visem o aperfeiçoamento, manutenção e ou reabilitação, não só do corpo humano, mas também da mente, contribuindo ao seu desenvolvimento.

O profissional de Educação Física é um profissional, com formação em nível superior, onde estudará parâmetros nos aspectos filosóficos, psicológicos, fisiológicos, bioquímicos entre outros, fundamentais a sua formação como profissional e pessoa.

Hoje a presença do profissional de educação física junto a saúde tem contribuído positivamente a formação de equipe multiprofissional para atender a integralidade das ações em saúde em um dado território. A prática de atividades físicas, seu olhar sobre cidadania e inclusão social contribuem no desenvolvimento motor e cognitivo de crianças, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais e inclusivas.

Aqui na Clínica da Família Maury Alves de Pinho temos o Educador Físico Mozart Dante, que está conosco há mais de um ano, contribuindo na promoção, prevenção e reabilitação na saúde de muitos pacientes.

 Hoje na Academia Carioca que funciona aqui na unidade, além dos pacientes com perfil de hipertensão, diabetes, hiperdia, obesos, idosos e outros comprometimentos físicos, temos a inclusão de pacientes acompanhados pela psiquiatria e com comprometimento mental.

Acreditamos que a inclusão de pacientes com transtornos mentais em atividades físicas, supervisionadas pelo educador físico, estimulam não só a integração social e comunitária através de práticas terapêuticas como também contribuem positivamente para seu bem estar como na melhora do seu humor, na redução dos sintomas referentes à depressão e ansiedade, na melhora da comunicação entre equipe - família- paciente, elevam a auto-estima e a consciência do seu próprio corpo aprendendo sobre seus limites e possibilidades.

L.F. 17 anos, acompanhado do srº Carlos, seu pai, às atividades da Academia Carioca

L.F., 17 anos, é um dos pacientes da Clínica da Família Maury Alves de Pinho, que iniciou o complemento das suas atividades terapêuticas à Academia Carioca. Em alguns dias de atividades, é perceptível uma melhora no desenvolvimento motor e cognitivo do adolescente, bem como sua abertura à comunicação e expressão, em sua família e na comunidade, que outrora era um pouco reduzida.

Hoje a inclusão do Educador Físico integrando as equipes multiprofissionais da Clínica da Família, tornou-se um grande fomentador à perspectiva de promoção, prevenção e reabilitação na saúde e também um ótimo mediador contribuindo na avaliação dos riscos sociais que comprometem a saúde dos pacientes participantes da academia.

 Professor Mozart Dante, parabéns pelo trabalho de qualidade e excelência que vem desempenhando à Clínica da Família Maury Alves de Pinho.

2 comentários:

  1. Fico feliz de participar de uma nova visão sobre a área, hoje a Educação Física é parte do processo de promoção de saúde graças a colaboração de profissionais competentes da SMSDC que hoje lutam pela saúde de forma geral.

    Obrigado pela homenagem!

    ResponderExcluir
  2. Academia Carioca,

    É verdade. Uma visão para além da promoção, mas que envolve o comprometimento dos profissionais é que faz toda a diferença.

    Obrigado por estar conosco.

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432