quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dia Nacional da Doação de Órgãos e sua relevância na Atenção Primária de Saúde.


"Não é um órgão de alguém que foi doado para que seu corpo continuasse vivo.
É um corpo que você empresta para que um órgão de alguém continue vivo".

Doe seus órgãos quando você não precisar mais deles.

No dia 27 de Setembro, segundo o calendário do Ministério da Saúde, celebra-se o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Hoje, no Brasil, o número de transplantes de órgãos doados tem aumentado e isso tem sido positivo e benefíciado uma série de pacientes com problemas crônicos, aumentando assim a expectativa de vida destes.

Embora haja um tímido aumento no número de órgãos doados, segundo informações do Hospital Ophyr Loyola, em Belém do Pará -  que é uma das referências no Brasil em transplantes de órgãos e tecidos - ainda há ausência de informações e estímulo à doação, que se torna uma das principais dificuldades à realização deste procedimento. Outro entrave à realização de transplantes de órgãos e tecidos no Brasil está na não autorização por parte da família, muitas vezes por critério religioso.

Para que o processo de doação de órgãos e tecidos flua de maneira clara, objetiva em prol da saúde e da expectativa de vida das pessoas, é de suma importância que haja informações e orientações em todas as instâncias da saúde, seja ela federal, estadual, municipal e privada e estimule reflexão e consciência sobre a sua importância.

Como ser um doador: 

É necessário que a pessoa expresse seu desejo de se tornar doador em vida, deixando claro aos familiares e pessoas próximas. Há casos, como por exemplo, o de morte encefálica, que é uma lesão irrecuperável do cérebro, que acontece após traumatismo craniano grave, tumor intracraniano ou derrame cerebral ou parada cardiorrespiratória. Nestes casos, a a família precisa ser acionada para a obtenção do consentimento de doação de órgãos.

Após isso, na unidade de saúde, o médico aciona à Central de Notificação e Captação e Distribuição de Órgãos do Estado sobre a remoção do doador para captação dos órgãos para, posteriormente, realizar o  transplante do paciente que estará aguardando a chegada do mesmo.

Os critérios para seleção dos órgãos e tecidos à doação se baseiam em fatores como: a idade, exame sorológico para verificar se o doador não apresenta critérios de contraindicação, informações colhidas junto aos familiares e cônjuges (anamnese familiar) e Tipagem HLA, exames realizados para verificar a compatibilidade entre o paciente e o doador de órgãos.

Doação de Órgãos na Atenção Básica:

Sabemos que o papel da Atenção Primária na Saúde é ser porta de entrada à população adstrita e prestar informações e desenvolver ações referentes a promoção, prevenção, proteção, reabilitação e cura. A doação de órgãos e tecidos é um assunto e procedimento que, embora não esteja em nossa carteira de serviços, cabe a nós profissionais desta instância, prestar informações, orientações e dialogar com a população, esclarecendo dúvidas e estimulando reflexão e consciência do quanto este ato poderá ser significativo na continuidade de vida do outro.

 Fonte:

Jornal G1




0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432