quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Dia do Oficial de Farmácia

No dia 05 de Setembro, segundo o calendário do Ministério da Saúde, celebra-se o dia do Oficial de Farmácia.
Em geral, é comum ver estes profissionais, nas unidades de saúde, em especial Clínicas de Família e postos de saúde, mas afinal, quem é este profissional e o que ele faz?

O Oficial de Farmácia tem o seu trabalho supervisionado pelo Farmacêutico nas unidades de saúde. Suas funções principais estão no auxílio ao na organização dos medicamentos, no estoque, na dispensação aos pacientes e ainda na contribuição em elaborar dados estatísticos com base no planejamento e rotina da unidade de saúde.

Para ser um Oficial ou Auxiliar de Farmácia hoje em dia é preciso se matricular em um curso técnico em Farmácia. A diferença na formação é que, além de realizar as tarefas acima, o técnico está habilitado na manipulação de medicações ao paciente, principalmente em ambiente familiar.

Aqui na Clínica da Família Maury Alves de Pinho temos  a presença do querido colega Flávio Buarro que muito tem contribuído com o trabalho na farmácia, sempre sendo gentil com profissionais, pacientes e nos orientando sobre o funcionamento e rotina da farmácia.
Flávio Buarro no ofício do seu trabalho com a supervisão da farmacêutica Cássia Coelho.

Para Flávio Buarro, o trabalho como Oficial de Farmácia é importante porque está além da questão burocrática e da organização dos medicamentos. Para ele, o fundamental é o contato direto com os pacientes e a possibilidade de orientá-los mais sobre o uso da medicação, sendo para ele, uma extensão importante ao acolhimento e atendimento deste paciente após a consulta e seu período de reabilitação.


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432