sexta-feira, 14 de setembro de 2012

#ArtriteReumatóide e a linha de cuidados na atenção básica.

"o reumatismo é um nome comum para muitas dores que ainda não têm nomeação peculiar,
embora tendo muitas causas  diferentes". William Heberden 

A prática de exercícios físicos tem contribuído positivamente para saúde e bem-estar da população de um modo geral. Hoje, com a prática de exercícios também é possível previnir e reduzir os impactos da artrite reumatóide no corpo.

A artrite reumetóide é uma doença crônica, autoimune, que causa inflamação e deformidade nas articulações. Sem agravantes para seu surgimento, ela atinge, em média, 1,8 milhões de pessoas no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

Segundo o médico reumatologista Markus Bredemeier do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), não há medidas preventivas à artrite reumatóide, mas que as atividades físicas moderadas atenuam os sintomas e o quadro clínico de quem está com a doença. Além da prática de exercícios, o acompanhamento com o médico especialista são fundamentais para o bem estar do paciente.

A Portaria GM/MS nº 1101 em 12 de junho de 2002 em seu  anexo artigo 2 apresenta o “DETALHAMENTO DA COBERTURA DAS CONSULTAS MÉDICAS AMBULATORIAIS...” e estabelece que 0,40% do total de consultas SUS devam ser feitas por reumatologistas, o que significaria em 2007, a média de 29.206 pessoas atendidas, segundo dados do Ministério da Saúde.
Os principais sintomas ligados à artrite reumatóide são:

- rigidez nas articulações no período matinal;
- redução do apetite e perda de peso;
- cansaço, febre baixa;
- inchaço nas juntas como: pés, mãos, punhos e joelho;
- Atrofia e fraqueza muscular em momentos de repouso.

Para o diagnóstico da doença é preciso a checagem dos seguintes exames: o resultado de exames laboratoriais (VHS, proteína C-reativa e fator reumatoide) e por imagem (raios X, ressonância magnética, ultrassonografia articular).

Para um melhor convívio com a situação desta doença, é necessário seguir o tratamento da forma adequada, para que não haja oscilações ao seu controle e isso prejudique mais a instabilidade física do paciente.

A partir do mês de setembro de 2012, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer, gratuitamente a população, cinco novas medicações para o tratamento da artrite reumatóide. Para mais informações, consulte o seu médico.

A prevenção da artrite reumatóide na atenção básica:

A Atenção Básica é uma das portas de entrada principais da saúde no Brasil. Hoje, o paciente que se encontra com um dos sintomas citados acima, pode solicitar o agendamento da sua consulta com o médico generalista e, para confirmação do diagnóstico, encaminhar o paciente, por sistema de regulação, a realização de exames laboratoriais, imagem e ao especialista, neste caso, o reumatologista da rede do município. Uma vez confirmado o diagnóstico da doença, o paciente adere ao tratamento com o especialista e tem o acompanhamento pelo médico de família e fisioterapia combinados, se possível, com o exercícios físicos na Academia Carioca.

Sobre os direitos sociais dos pacientes com artrite reumatóide:

No município do Rio de Janeiro, de acordo com decreto 32.842 de 1º/10/2010 que regulamenta a Lei nº 5211, de 01 de julho de 2010, que institui o Bilhete Único no Município do Rio de Janeiro e concede gratuidade no sistema de transportes do município do Rio de Janeiro aos pacientes com deficiência física e tratamento de doenças crônicas.
Sendo assim basta o preenchimento completo da Ficha de Cadastro Especial para Pessoas com Doença Crônica e Deficiência, e entrega-lo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, após 60 dias da entrada do processo, entrar em contato com a Central Rio Card 4003-3737, para verificar se foi aprovado e agendar a foto para a emissão do Rio Card Especial.
O Formulário de cadastramento deve ser preenchido com o laudo médico de profissional habilitado da rede oficial federal, estadual ou municipal do SUS - Sistema Único de Saúde, contendo o CID-10 (código da Doença).








0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432