segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Saúde em Ação: Campanha de Preventivo


No mês de setembro de 2012 foi realizada mais uma campanha de incentivo à prevenção ao câncer de colo de útero. A campanha foi realizada na unidade de saúde, do dia 10 à 15 de setembro e foi mais um sucesso de público.

No ano de 2011 fomos certificados pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro como a Unidade Amiga e Parceira da Mulher Alerta, devido a realização de mais de 400 exames preventivos naquela época. Nesta edição da campanha não foi diferente, atingimos o número, até o momento, de 176 preventivos realizados. NO próximo dia 29/09 teremos mais uma chamada à campanha, com a unidade funcionando das 08:00 às 17:00hs.

O objetivo desta campanha é estimular consciência, no maior número de mulheres, entre 35 a 50 anos, para a investigação de câncer de colo de útero. Segundo dados do Ministério da Saúde, no sistema atual, mais de 70% das pacientes diagnosticadas com câncer de colo do útero apresentam a doença em estágio avançado já na primeira consulta, o que limita, em muito, a possibilidade de cura. De todas as mortes por câncer em mulheres brasileiras da faixa etária entre 35 e 49 anos, 15% morrem devido ao câncer de colo do útero.




Desta vez, nossa mobilização, atingiu não somente as mulheres como homens também. Alguns que estavam em casa e na unidade, receberam orientações e informações sobre a doença que atinge diretamente às mulheres, mas que também podem ser previnidas em homens, uma vez que o vírus papiloma vírus humano (HPV) é contraídos via sexo desprotegido. Maiores informações sobre a doença, clique aqui:

Nosso objetivo, além de alertar as mulheres para o risco da doença, é também aproximar o homem sobre a realidade de cuidados com a saúde, que envolve a sua própria saúde e também a saúde de pessoas mais próximas como mãe, irmã, esposa, filha, companheira.




Afinal, o papel do homem não é apenas de prover alimentos e outros bens materiais à sua família, mas oferecer proteção e segurança, através do cuidado na saúde, segundo a Política Nacional de Saúde do Homem (2007). Na campanha, além de falarmos da importância desta, ressaltamos a importância também do "exame preventivo", isto é, no sentido de previnir, o câncer de próstata que, no primeiro momento, poderá ser solicitado o exame de hemograma com investigação de PSA.

Nosso objetivo, como unidade em saúde em atenção básica, é estimular uma cultura de cuidados que envolve homens, mulheres, meninos e idosos, onde todos possam ter consciência e responsabilidade sobre sua própria saúde e cuidar da saúde do outro.




0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432