sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

MAPemAção: Participação da Clínica em Seminário de Saúde Mental


No dia 13 e 14 de Dezembro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foi realizado o Seminário Anual de Saúde Mental. Como o próprio nome diz, é um seminário que acontece uma vez por ano e que tem por objetivo discutir os avanços e retrocessos da política de saúde mental e sua implementação no estado do Rio de Janeiro.

Na Clínica da Família Maury Alves de Pinho, fomos representados pela nossa Gerente Técnica, Luciana Janeiro, que é Psicóloga por formação e, mesmo na sua ocupação na gerência, tem também contribuído ao matriciamento dos casos que surgem em nosso território pela ausência do NASF.


O evento realizado na UERJ, teve apoio das Coordenadorias de Áreas Programáticas (CAP) 2.1, 2.2, 3.1, ONG Viva Comunidade, FIBRA e UERJ. 

A abertura contou com a presença da Coordenadora de Saúde Mental da Cidade do RJ - Pilar Belmonte, do Superintendente dos Institutos - Mário Barreira, da Coordenadora Estadual de Saúde Mental -Ingid Jann, e do Subsecretário da SUBHUE/SMSDC João Luis.

O médico Emerson Merhy realizou sua conferência sobre os 10 anos da Lei 10.216, para cerca de 370 pessoas que se dividiram em dois auditórios no 9º andar da UERJ. Com sua fala marcante, pontuou sobre os avanços e dificuldades atuais da reforma psiquiátrica no Brasil, além de sua experiência na cidade de Campinas. No final foi aplaudido de pé por todos.

No período da tarde, a mesa foi moderada por Domingos Sávio (ex-Coordenador Nacional de Saúde Mental), onde foi apresentado aos profissionais da rede de saúde, a prestação de contas das ações realizadas em 2011 e as propostas para 2012 pela área técnica de saúde mental do município.
Vale ressaltar ainda que estiveram presentes parceiros intersetoriais da Educação, Assistência Social e Conselho Tutelar, além das universidades: UFF, UFRJ e UERJ.


A gerente Luciana Janeiro trouxe-nos alguns pontos principais discutidos durante o seminário e que vão de encontro com os grandes desafios que, a saúde mental tem num todo, assim como também temos em nosso território, que é a questão do matriciamento*. Hoje temos dificuldades, dado à ausência de mais redes em articularmos referências aos pacientes que precisam de cuidados de determinadas especialidades, entre elas, o de saúde mental. A alternativa é criarmos redes de apoio paralelas ao protocolo de saúde para conseguirmos dar conta das demandas que se apresentam diariamente e promover saúde aos nossos usuários.

No evento, ela nos trouxe o exemplar do livro " Sobre o início do matriciamento em: Saúde Mental na cidade do Rio de Janeiro: reflexões, relatos e recomendações". Este livro certamente, nos servirá como um grande guia e referência aos cuidados com usuários de saúde mental, afirma ACS Fernanda Belarmina.
Esperamos que para 2013 possamos fortalecer nossas redes intersetoriais e assim facilitarmos o intercâmbio de idéias e resolutividade com outros profissionais, para o bem da saúde pública e principalmente saúde e bem estar dos usuários e seus familiares. 




Matriciamento - É o  processo de organização e planejamento dos serviços, numa estrutura onde estão envolvidos multiprofissionais, com o fim de promover troca de saberes e construção coletiva de resolutividades aos casos e garantir vínculo e responsabilidades desencadeadas por ações que envolvem à assistência e integralidade).


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432