No dia 13 e 14 de Dezembro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foi realizado o Seminário Anual de Saúde Mental. Como o próprio nome diz, é um seminário que acontece uma vez por ano e que tem por objetivo discutir os avanços e retrocessos da política de saúde mental e sua implementação no estado do Rio de Janeiro.
Na Clínica da Família Maury Alves de Pinho, fomos representados pela nossa Gerente Técnica, Luciana Janeiro, que é Psicóloga por formação e, mesmo na sua ocupação na gerência, tem também contribuído ao matriciamento dos casos que surgem em nosso território pela ausência do NASF.
O evento realizado na UERJ, teve apoio das Coordenadorias de Áreas Programáticas (CAP) 2.1, 2.2, 3.1, ONG Viva Comunidade, FIBRA e UERJ.
Vale ressaltar ainda que estiveram presentes parceiros intersetoriais da Educação, Assistência Social e Conselho Tutelar, além das universidades: UFF, UFRJ e UERJ.
A gerente Luciana Janeiro trouxe-nos alguns pontos principais discutidos durante o seminário e que vão de encontro com os grandes desafios que, a saúde mental tem num todo, assim como também temos em nosso território, que é a questão do matriciamento*. Hoje temos dificuldades, dado à ausência de mais redes em articularmos referências aos pacientes que precisam de cuidados de determinadas especialidades, entre elas, o de saúde mental. A alternativa é criarmos redes de apoio paralelas ao protocolo de saúde para conseguirmos dar conta das demandas que se apresentam diariamente e promover saúde aos nossos usuários.
No evento, ela nos trouxe o exemplar do livro " Sobre o início do matriciamento em: Saúde Mental na cidade do Rio de Janeiro: reflexões, relatos e recomendações". Este livro certamente, nos servirá como um grande guia e referência aos cuidados com usuários de saúde mental, afirma ACS Fernanda Belarmina.
Esperamos que para 2013 possamos fortalecer nossas redes intersetoriais e assim facilitarmos o intercâmbio de idéias e resolutividade com outros profissionais, para o bem da saúde pública e principalmente saúde e bem estar dos usuários e seus familiares.
Matriciamento - É o processo de organização e planejamento dos serviços, numa estrutura onde estão envolvidos multiprofissionais, com o fim de promover troca de saberes e construção coletiva de resolutividades aos casos e garantir vínculo e responsabilidades desencadeadas por ações que envolvem à assistência e integralidade).
0 comentários:
Postar um comentário