sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

CUIDADO COM OS INSETOS




CUIDADO COM OS INSETOS NA ÉPOCA DO VERÃO 







Com o corpo mais exposto do que nas outras épocas do ano, não é só o sol que se transforma em um inimigo da saúde. Assim como as pessoas mudam de hábitos nas estações mais quentes, os insetos também. E é no verão que eles fazem mais vítimas.



Segundo a Dra Luciana Alvarenga, as consequências do contato com insetos podem ser desde alergias como vermelhidão, coceira e ardor, até doenças graves, como a dengue e a doença de Chagas.


 A reação de cada pessoa a uma picada de inseto depende  da sensibilidade ou do estado imunológico de cada um:


— Alguns têm reações anafiláticas, apresentando dificuldade respiratória, edema de glote, que bloqueia a respiração, queda de pressão e até podem correr risco de morte. Isso é frequente e pode ocorrer ante qualquer picada de inseto —alerta a médica.


Segundo ela, pessoas com histórico de rinite, asma, bronquite e dermatite atópica são mais suscetíveis a ter uma reação forte, portanto devem ter cuidados redobrados. 


Não são só os mosquitos que podem trazer problemas no verão. Abelhas, vespas, formigas, escorpiões, mutucas e aranhas são exemplos de animais que causam acidentes nessa época de calor.







COMO PROTEGER O CORPO

A Dra Luciana Alvarenga sugere o uso de repelentes e mosquiteiros como principais formas de evitar as picadas. Porém, ela alerta que os repelentes não são 100% eficazes. Além disso, é preciso consultar um médico antes de optar por um tipo de produto.



Em locais próximos de mata fechada,  recomenda-se a proteção do corpo com botas, roupas longas e chapéus. Na praia, em lagoas, ou lugares onde haja animais, como chiqueiros, o uso de calçados é essencial. Os famosos bicho geográfico (larva migrans) e bicho de pé (tunga penetruns, um tipo de pulga), costumam fazer muitas vítimas desprevenidas nesses locais.




SINTOMAS DE UMA PICADA DE INSETO
·         Coceira (prurido);
·         vermelhidão;
·         ardência;
·         dificuldades respiratórias;
·         bolhas; 
·         úlceras; 
·         dor no local; 
·         queimação; 
·         aumento de sensibilidade; 
·         manchas; 
·         equimose (infiltração de sangue na pele).


LOCAIS ONDE É PRECISO TOMAR CUIDADO

·         Árvores e proximidades: Taturanas e bichos cabeludos costumam estar camuflados entre galhos e folhas.
·         Mata fechada ou locais próximos: Aranhas, carrapatos, barbeiros e piolhos podem causar alergias e transmitir doenças graves.
·         Praia: O bicho geográfico, transmitido pelas fezes dos cães na areia são comuns no verão.
·         Acampamentos ou áreas rurais: Além dos animais típicos de lugares onde há mato, as formigas, as mutucas e os mosquitos aparecem com frequência. Algumas espécies de formiga que inoculam ácido fênico, por exemplo, podem causar sérios transtornos ao indivíduo.

Então aproveite o Verão, mas sempre tome os cuidados necessários!!

Conforme orientações use telas mosqueteiras, repelentes para cada tipo de pele e idade, roupas adequadas de proteção e os cuidados para evitar a coceira .


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432