quarta-feira, 13 de março de 2013

#MAPemAção: Equipe Coroado valorizando gênero e suas especificidades.



No dia 21/02/2013 foi realizada pela equipe Coroado à ação em saúde sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e uso de métodos anticoncepcionais, desta vez, com público alvo focado em adolescentes do sexo feminino da comunidade Bandeirantes, Coroado e Horizonte.

O objetivo desta palestra, com este recorte de gênero, foi tentar esclarecer e orientar sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis e suas possíveis prevenções à partir dos efeitos que incorrem sobre o corpo feminino e também sobre os efeitos do uso da medicação anticoncepcional sobre este mesmo corpo.

Para enfermeira Marilene, no primeiro momento, o grupo foi aberto à ambos, mas acabou por se transformar em uma discussão de gênero, já que o público majoritário eram de mulheres. Para ela foi importante ressaltar questões como a valorização da pessoa humana de cada uma das adolescentes, levantar a autoestima e principalmente refletir sobre a exposição do corpo junto ao meio social em que se encontram.

Foi uma oportunidade impar, não só de esclarecer sobre doenças, mas principalmente de promover saúde e bem estar às jovens adolescentes.

Adolescentes das comunidades Bandeirantes, Coroado e Horizonte participando da ação em saúde

 
TSB Sandra e Enfermeira Marilene orientando sobre o uso de anticoncepcionais
 
 
 
 
 Drª Luciana Alvarenga e TSB Sandra entregando a caderneta dos adolescentes.


É importantíssimo que ações pontuais, valorizando o gênero e a diversidade sexual estejam inseridas nas estruturas de promoção de saúde da atenção básica para observação e discussão de pontos criticos na saúde e no meio social com o objetivo de despertar reflexão e consciência sobre si e sobre seu meio social.





 

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432