quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Internacional contra a Discriminação Racial na Saúde


No dia 21/03 celebra-se o Dia Internacional contra a Discriminação Racial e, este ato, também se estende à saúde.

 A discriminação racial é todo ato que provoque distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional; com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública.

Como sabemos, o objetivo do Sistema Único de Saúde (SUS) é promover assistência à saúde de forma universal, igualitária e gratuita, garantindo a todos o acesso e direitos a todos os cidadãos, independente de sua cor, origem, sexo, orientação sexual entre outros citados acima.

O papel da atenção básica no combate à discriminação racial na saúde é fundamental, justamente por ser a porta de entrada principal da saúde no território, onde o indivíduo se reporta para que sua situação de saúde seja acompanhada, levando em consideração seus aspectos integrais como ambientais.


Nós da Clínica da Família Maury Alves de Pinho, temos um território Conjunto Bandeirantes, com média de 12.000 pessoas cadastradas e, com o recorte do quesito cor, temos a média de 30% da população que se auto declara branca, outros 45% que se auto declaram pardos e 15% que se auto declaram pretos e outros 10% entre indígenas e amarelos. Portanto, o nosso produz saúde precisa ser integral, universal e levando em consideração às especificidades que cada família traz em seu bojo.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432