quarta-feira, 13 de março de 2013

#CapacitaMAP: Oficina de prevenção de incêndios

ACS Vanderson Dutra, bombeiro civil, ministrando workshop sobre prevenção de incêndios

 
No dia 22/02/2013, no decorrer da reunião de módulo, tivemos mais um workshop de capacitação profissional, do projeto interno de educação continuada da Clínica da Família Maury Alves de Pinho. Desta vez, a temática foi sobre a prevenção de incêndio.

O motivo da escolha desta temática foi dado ao ocorrido em Santa Maria, no sul do país, onde um incêndio resultou na morte de mais de 230 pessoas.

Desta forma, a gerente técnica Luciana Janeiro em parceira com o agente comunitário de saúde Vanderson Dutra, que também é bombeiro civil, ministrou uma rápida orientação sobre o uso dos extintores de incêndios e os específicos para cada tipo de incêndio.




 Para Luciana Janeiro, gerente técnica da unidade e gestora em saúde, tem-se o dever de procupar-se com o processo de educação permanente a todo momento. A proposta é gerar no trabalhador, no seu cotidiano de produção do cuidado em saúde transformações da sua prática, o que implicaria força de produzir capacidade de problematizar a si mesmo no agir, pela geração de problematizações. Mas é importante que seja o que vive no concreto, no trabalho da equipe, nas dificuldades diárias.

Vê-se no processo pedagógico problematizador a possibilidade de se cosntruir novos pactos de convivência e práticas que aproximem dos conceitos da atenção integral, humanizada e de qualidade, da eqüidade. Vê-se como um desafio de provocar a auto-interrogação de si mesmo no agir produtor do cuidado; colocar-se ético-politicamente em discussão, no plano individual e coletivo, do trabalho.

A equipe se preocupa em prestar um atendimeto de qualidade aos nossos clientes, mas temos dúvidas, questionamentos, discordâncias e precisamos compartilhar, aprendermos uns com os outros, discutir, se desentender, buscar novas ferramentas, voltar a se entender, construir, desconstruir...Bem é isso um processo permanente!
É com estes princípios práticos e teóricos-metodológicos que prosseguimos em nosso caminhar rumo à promoção de saúde e bem estar da população usuária do SUS.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432