sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia Mundial da Infância

No dia 21 de março também é celebrado em nosso calendário na saúde o Dia Mundial da Infância.
 
A importância desta data em nosso calendário faz-se necessária para pensar-se em ações pontuais não só nas políticas, como também, nas ações de saúde que atendam à crianças e a adolescentes, previnindo situações graves como também a morte.
 
No Brasil, o marco jurídico à defesa da criança e do adolescente está no Estatuto da Criança e do Adolescente. A partir da lei e várias discussões hoje tems políticas, programas e projetos voltados à inclusão destes em vários espaços como educação, cultura, lazer e claro na saúde.
 
Na atenção básica, a importância dada à saúde da criança é uma das mais completas possíveis. O cuidado na saúde se dá à partir da confirmação de sua existência, prosseguindo com o exame pré-natal até o seu nascimento. A partir do nascimento os cuidados na maternidade e o acompanhamento clínico pelos profissionais de enfermagem e medicina são fundamentais para garantir a vida e a saúde destes.
 
Hoje, além dos atendimentos clínicos e individuais temos ações em saúde coletivas que tem por objetivos promover a saúde numa dimensão maior e de alcance ao atendimento dos pequeninos. Um dos grandes exemplos que nós da Clínica da Família Maury Alves de Pinho realizamos são as ações em saúde nas creches do territórios e escolas com o fim de orientar as crianças, aos pais e também aos profissionais sobre os riscos e sinais das doenças.
 
 
Esta foto foi tirada na Creche Municipal Rogério Cardoso Furtado, em uma ação em saúde bucal, para orientação de escovação.
 
Acreditamos que a partir da educação, com a extenção do braço da saúde, fica mais fácil estimular adultos conscientes dos cuidados do seu corpo e, consequentemente, da sua vida.
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432