sexta-feira, 22 de março de 2013

Combate à obesidade com bons hábitos alimentares



Sabemos que a obesidade é um dos agravos na saúde pública que precisa ser previnido e tratado de forma mais precisa possível. Isso porque a obesidade é uma das condições que leva o indivíduo ao desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças coronárias, dos rins entre outros. Portanto, o papel da atenção básica é fundamental no combate e prevenção desta doença.

 A obesidade é o acúmulo da gordura corporal acumulada no tecido adiposo que oferece riscos e implicações na saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda define que a obesidade está entre os dez principais problemas de saúde pública do mundo, classificando-a como epidemia.

Uma das formas de combate e prevenção que podem ser realizados à partir da atenção básica está na orientação aos usuários sobre hábitos saudáveis de alimentação e mudanças no estilo de vida. Evitar o fumo, comidas gordurosas, bebidas alcóolicas e demasiadamente doces entre outros são mudanças que precisam ser incluída. Outra medida fundamental é iniciar estas orientações à partir da infância e da adolescência, que é o período de formação e desenvolvimento do indivíduo. Portanto, a parceria com escolas, creches, centro sociais entre outros equipamentos são fundamentais para propagar esta idéia.

Na unidade de saúde, o acompanhamento clínico associada a prática de exercícios são fundamentais no restabelecimento da pessoa obesa. Além de contribuir com o bem estar físico, traz excelentes resultados à saúde mental, que é um fator fundamental na saúde para que o indivíduo aceite sua situação como uma condição de saúde reversível.



 

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432