terça-feira, 28 de agosto de 2012

Hipertensão e os riscos do abandono ao tratamento:

No dia 28/08/2012 foi realizado ação em saúde pela Equipe Bandeirantes, desta vez, fazendo uma abordagem sobre Hipertensão e os riscos do abandono do tratamento.

A ação foi feita por um grupo de pacientes que se encontram em situação de tratamento e reabilitação da hipertensão. Por isso achamos importante realizar  uma ação deste porte sinalizando os riscos que estes pacientes tem abandonando o tratamento de hipertensão e/ou fazendo uso incorreto da medicação.

O grupo foi realizado no espaço do Consultório Bandeirantes, com os profissionais de saúde da equipe compostos por: Drª Libânia Cattani, médica generalista; Enfermeira Carla Brum, Farmacêutica Cassia Coelho, Técnica de Enfermagem Noraneide e os Agentes Comunitários de Saúde: Aline, Andréia, Fernanda, Silvia, Vanderson e Viviane.

Contamos com a presença de 25 usuários em situação de hipertensão, das seis microáreas cobertas pela Equipe Bandeirantes. Durante o grupo realizamos as seguintes ações: aferições da pressão arterial, glicose e circunferência abdominal de cada paciente. Encaminhamento ao consultório onde iniciamos com orientações sobre saúde do hipertenso com a Enfermeira Carla, prosseguimos com as mais orientações sobre o fenômeno da doença com a Drª Libania e tivemos uma apresentação da farmacêutica Cassia Coelho apresentando os pontos principais, de maior risco, aos pacientes que abandonam o tratamento e que tomam a medicação de forma equivocada.


O grupo teve duas horas de duração e tivemos algumas intercorrências: tivemos dois pacientes que estavam com a pressão acima da normalidade. Na abordagem descobrimos que, mesmo com todas as orientações, o paciente estava tomando a medicação de hipertensão de forma equivocada.


Na abordagem das profissionais salientamos a necessidade do uso devido da medicação, respeitando a quantidade, o horário e o intervalo entre uma medicação e outra. Outro assunto que nossos usuários trouxeram foi a dúvida quanto a combinação do medicação com a ingestão de bebida alcóolica nos finais de semana. Para isso, a médica e a farmacêutica orientaram os pacientes, se possível, não beber; mas se for inevitável, trocaram dicas, alternativas e sugestões frente às dúvidas e respostas dos usuários.
Drª Libania Cattani & Enfermeira Carla Brum: Parceria de Sucesso

Sabemos que a medicação não é o remédio exclusivo para a cura e nem o melhor tratamento da hipertensão se não orientarmos e informarmos ao paciente, de forma contínua, sobre sua situação de saúde. A organização de grupos temáticos como estes visam fortalecer e estimular a consciência sobre sua própria vida e sobre a vida dos que estão em seu em torno. Uma pessoa tratada reflete, necessariamente, uma família tratada. Numa comunidade como Bandeirantes isto tem reflexos positivos e estimulam que outras famílias venham cuidar de si também
 Afinal, cuidando de si é possível cuidar do outro.



0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432