quinta-feira, 30 de agosto de 2012

V Simpósio Paternidade, Singularidades e Políticas Públicas: 10 anos valorizando a paternidade.

No dia 29/08/2012, foi realizado no espaço da Otics-Centro -  Rua Evaristo da Veiga, 16/4º andar. Centro. Tel: -  o V Simpósio sobre Paternidade, Singularidades e Políticas Públicas: 10 anos valorizando a Paternidade.

O objetivo do simposio foi comemorar os 10 anos de existência do Comitê Vida -  Grupo de Trabalho Intersetorial que atua na valorização da paternidade - apresentando resultados de trabalhos e reflexões sobre a importância do pai, como parceiro e protagonista na relação de gênero, saúde e educação com seu filho.

À saber que pai, na relação de educação e afetividade, não é necessariamente o pai biológico, mas a figura do masculino que apresenta múltiplas representações em diferentes contextos sociais e que colabora com o desenvolvimento da criança e do adolescente.

O simpósio foi composto por quatro painéis.

Painel 1 : Homem, Pai, Profissional e Promotor de saúde: 

Esta mesa teve a coordenação da Drª Maria Luiza de Carvalho da UFRJ, que é psicológa e desenvolve estudos sobre a paternidade. O Enfermeiro da Clínica da Família Santa Marta/SMSDC, Sancler Luiz Corrêa, a autor e psicanalista José Inácio (autor do livro Pai Presente), O professor e coordenador da 6ª CRE Eduardo.. e o participante do RAP ( Rede Adolescente Promotora da Saúde) Roger.
Neste painel todos os profissionais narraram sua experiência como pessoa e pai e como esta vivência contribui para o desenvolvimento no trabalho da saúde e educação com outros pais e filhos. Para eles, na sociedade, há ausências de modelos de homens cuidadores, papel este que sempre foi destinado às mulheres.

Painel 2: Certificação Unidade de Saúde Parceira do Pai

A mesa teve a coordenação de Viviane Manso Castello Branco (SMSDC) e contou com a presença de CF Emygdio Alves Costa Filho – Maria Cristina Guimarães Pinheiro, CMS Dr. Mario Rodrigues Cid – Andrea da Silva, CF Catiri, Hospital Maternidade Carmela Dutra – Elaine Beruthe.

Neste painel os profissionais apresentaram suas experiências cotidianas na aproximação de homens à unidade de saúde e o estímulo a relação da paternidade. Apresentaram pontos chaves que os levaram a certificação pela Secretaria Municipal de Saúde como Unidade Parceira do Pai.

Painel 3: Apoio ao cuidado paterno na escola e na comunidade
                Coordenação: Aline Bressan

A meas foi composta por: Renata Salles D'Acri - Comitê de Gênero SME,  Mª das Mercês Navarro - Projeto Sou pai sou aluno SME, SMAS e Multirio.

Nesta mesa foi apresentada as diversas formas de inclusão de pais e filhos no contexto da saúde e da educação. As iniciativas como rodas de conversas entre pais e filhos, a perspctiva de direito da Educação Básica como direitos de todos - EJA (Educação Jovens e Adultos) e a parceria entre pais e filhos na escola. A Multi-Rio, como uma das pioneiras na perspectiva áudio-visual, para valorização da paternidade.
Esquete com os jovens do RAP da Saúde/ Polo Masao Goto:

  Apresentação de estudantes do CIEP próximo a unidade Masao Goto, com deficiência auditiva e ouvintes, realizando esquete com encenação sobre as diversas formas de relacionamento e comunicação entre pais e filhos.

Painel: Paternidade participativa e sua interfaces com politicas e projetos da SMSDC
Coordenação: Marcio Luiz Ferreira


Nesta mesma participou:  Projeto Cegonha, Aleitamento materno e acolhimento mãe-pai-bebê- Rosane Rito (SMSDC), Saúde do homem - Andrea Castro (SMSDC), Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis - Luciana Borges (SMSDC).

Foi esclarecido a diferença entre Projeto Cegonha (Governo Federal) e Cegonha Carioca (Secretaria Municipal de Saúde). A contribuição do pai como um facilitador da amamentação e do desenvolvimento do puérpero (pai-canguru). Acolhimento das clínicas da família mudam nomenclatura, será Acolhimento Mamãe - Pai - Bebê, prevenção à violência contra mulher e crianças (valorização do papel social do homem como "cuidador").



Hoje nós da Clínica da Família Maury Alves de Pinho, adotamos iniciativas maior inclusão do homemà saúde em sua integralidade. Acreditamos que valorizar este homem, como sexo, gênero e pessoa, é também valorizar suas múltiplas formas de singularidades, entre elas sua relação com seus filhos, com as crianças na comunidade e como lidar com as questões em saúde que estão presentes em seu dia-a-dia.


.

A participação neste simpósio serviu como uma grande ferramenta potencializadora de rever e pensar ações que valorizem e incluam mais homens e meninos à saúde, não apenas como usuários, mas também como potenciais cuidadores de si e da sua família.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432