terça-feira, 14 de agosto de 2012

#CFMAP:Valorização da Saúde do Homem - Equipe Bandeirantes.


No dia 14/08/2012 às 14:30hs, na Clínica da Família Maury Alves de Pinho em Vargem Pequena, no espaço do consultório da Equipe Bandeirantes, realizou o primeiro grupo de Saúde do Homem com usuários do sexo masculino, moradores da Comunidade Bandeirantes.

O objetivo deste grupo foi a tentativa de aproximar o diálogo entre homens e o serviço de saúde, como forma de (re)conhecimento de suas singularidades e compreensão às questões sociais, principalmente as de cunho econômicas, históricas, culturais, educativas e políticas que norteiam a realidade deste público e que contribuem na ausência e no afastamento dos homens na rotina de cuidados com a sua saúde e da sua família.

Iniciativas como estas estão previstas pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, elaboradas pelo Ministério da Saúde desde 2008, como estratégia política de alcance à promoção, proteção e prevenção de doenças em homens, e consequentemente, a redução dos índices de morbimortalidade, por causas e situações previsíveis  e evitáveis. Um dos grandes exemplos no Brasil e que refletem em nosso território, são os números de pacientes hipertensos, diabéticos, tabagistas entre outras situações que sequer, tem conhecimento ou informações mais próximas e esclarecedoras sobre sua saúde. Os motivos principais deste distanciamento, além da questão cultural de que a relação de "cuidados" estão atrelados às mulheres, também estão incluídas a forte influência do trabalho e do sustento à família, pois a cultura machista impõe há séculos este papel social ao homem.

Na Comunidade Bandeirantes, a Clínica da Família Maury Alves de Pinho dispõem de aproximadamente 4.500 homens cadastrados, fora os outros homens que mantém uma relação passageira no território como trabalho, lazer entre outros, segundo os dados do último censo realizado pelas Equipes Coroado Bandeirantes e Horizonte. Na rotina de serviços na unidade, que envolvem atendimentos com enfermagem, médico e saúde bucal chega-se à um percentual mensal de apenas 5% da participação dos homens na rotina de serviços em saúde. Este índice nos trouxe a reflexão de que o modelo assistencial na saúde que estamos oferecendo, ainda não consegue atingir uma adesão maior dos homens envolvidos nos cuidados a sua saúde.


A importância de convidá-los para este grupo foi primordial para os conhecermos e também para tomarmos ciência de suas dúvidas e necessidades em saúde, segundo seus pontos-de vista. O grupo foi composto com homens, com idade entre 23 à 65 anos.  Neste momento, podemos nos apresentar enquanto equipe responsável por sua saúde e de sua família, apresentar a proposta de trabalho e atendimento da Clínica da Família e oferecer alguns serviços que estão à disposição deles como agendamento de consultas com médico, enfermeiro, saúde bucal; solicitação e encaminhamento para exames e especialidades, utilização da imunização com vacinas, participação em planejamento familiar. Informamos que os mesmos podem demandar esta solicitação para si e para seus familiares também. Em contrapartida, pudemos ouví-los e aprender com eles sobre suas concepções sobre saúde, doença, questões sociais entre outras.

No decorrer do grupo, abordamos assuntos referente a saúde como: hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, dst's, vacinas, saúde bucal, planejamento familiar,  cuidados específicos como próstata. Orientamo-lhes também sobre direitos sociais entre eles: a participação na vida dos filhos (exercício da paternidade), seguridade social (contribuição, aposentadoria, acidentes de trabalho, benefícios sociais entre outros).

Drª Libânia, Enfª Carla, ASG Fabiana, ACS: Silvia, Fernanda, Andreia, Vanderson, Aline e Viviane

No grupo, além da abordagem citadas acima, fizemos uma breve orientação sobre saúde bucal, como escovação, distribuição de kits odontológicos e à disposição da equipe de saúde bucal para avaliação e atendimento dos casos. 

Técnica de Enfermagem Noraneide com o paciente Manuel Severino

Após as orientações de saúde com Saúde bucal, médica, enfermagem e orientações dos Agentes Comunitários de Saúde, verificamos as informações antropométricas de todos os usuários: constatamos um paciente potencialmente diabético e já usuário de insulina. O paciente recebeu a primeira consulta e saiu da unidade com os insumos necessários para cuidar de sua saúde em casa.

Conclusão:

Sabemos que, embora seja uma condição histórica e cultural, o alcance de 100% do público masculino envolvidos nos cuidados de prevenção, proteção e promoção da sua saúde pode parecer utopica, mas num contexto micro (aquele que estamos inseridos) é perfeitamente viável. Hoje iniciamos o primeiro grupo com homens para falarmos sobre atenção em sua saúde e esperamos não ser o último. Nosso objetivo é expandir a proposta de um grupo de trabalho com este perfil para além da unidade de saúde e estimularmos a criação de uma cultura de qualidade de vida e saúde a todos os usuários do sexo masculino do nosso território.





0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432