quarta-feira, 27 de junho de 2012

#Rio+20: Academia Carioca e Saúde Sustentável


A Rio+20 foi um evento internacional, sediado no Brasil, no estado do Rio de Janeiro em junho de 2012. O evento foi organizado no Centro de Convenções Rio Centro em Jacarepaguá,  teve o objetivo de discutir e tratar às questões sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável no mundo. As propostas e acordos compactuados após as negociações entre os paises serão registrados em um documento final a esta Conferência.

A Rio+20 surge após a necessidade de reavaliação dos pactos acordados na ECO92, onde naquela época, alguns países refletiram sobre a realidade e a qualidade em que se encontravam seu meio ambiente e em seu em torno, bem como seus ecossistemas foram transformados, refletindo em impactos significantes na vida humana, na fauna e na flora mundial.

Na Rio+20, além de retomar a discussão sobre as questões ambientais e reavaliar tais ações, esta contou com a presença de líderes mundiais, participantes do setor público e privado, ONGs e outros grupos para pensar e agir estratégias redução da pobreza, promoção da justiça social e da proteção de um ambiente sustentável com qualidade de vida para as gerações presentes e as futuras.

    Este evento proporcionou historicamente um espaço para o desenvolvimento de idéias e ações efetivas e eficazes na promoção de um futuro sustentável - um futuro com mais postos de trabalho, com fontes de energia limpa, com mais segurança e com um padrão de vida decente para todos.




    Como a saúde não pode estar desvinculada das discussões que envolvem o meio ambiente e qualidade de vida da população humana, o Ministério da Saúde participou da Conferência Rio+20 apresentando os programas que visam a prevenção e promoção de saúde sustentável existentes no SUS, como por exemplo, a valorização da biodiversidade do Brasil e seu uso sustentável, com uma mostra sobre plantas medicinais e fitoterápicos. 

     Os visitantes tiveram acesso as informações sobre o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, além de conhecerem desde o processo de cultivo dessas plantas, passando pela extração, ao uso da fitoterapia no SUS.

A Academia da Saúde é um programa recente do Ministério da Saúde, que visa a prevenção e promoção de saúde estimulando a atividade física como um dos instrumentos de recuperação e reabilitação à saúde. A Academia Carioca da Saúde (Programa da SMSDC implantado em 2009) foi convidada a participar em suas exposições de atividades físicas e danças durante todo o evento Junto à Academia da Saúde, onde contou também com a participação de professores da Academia da Cidade (Recife-PE). 

No dia 22 de Julho o professor Mozart Dante, da Clínica da Família Maury Alves de Pinho (CAP 4.0), foi um dos anfitriões à recepcionar o Ministro da Saúde Alexandre Padilha que observou as atividades e teve contato direto com nossos alunos de várias academias. Os alunos relatavam a diminuição e a suspensão do uso de remédios por término da prescrição do medicamento, o controle da pressão arterial e glicemia, diminuição da massa corporal e outros benefícios como o de estarem presentes em eventos e passeios que vem a contribuir com o bem estar psíquico, mental e social, bem além da atividade física por si só. A mostra seguiu aberta ao público durante toda conferência localizada no Pier de Mauá.



0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432