sexta-feira, 15 de junho de 2012

#CFMAP: Saúde do Idoso


No dia 15 de Junho, segundo o calendário do Ministério da Saúde, temos a reflexão sobre o Dia Mundial de Combate à Violência  contra a Pessoa Idosa. Esta celebração surge em nosso calendário como uma data importante, à partir de 2006, quando a Organização das Nações Unidas e a Rede Internacional de Prevenção à Violência a institui com o objetivo de estimular consciência em todo o mundo sobre as questões sociais e políticas que envolvem a relação de violência em que muitos idosos se encontram e pensar esta prática como uma grave violação aos direitos humanos.

 Em virtude desta data e da sua extrema importância à reflexão e consciência, a Clínica da Família Maury Alves de Pinho, através da Equipe Bandeirantes, realizou no dia 12 de Junho uma ação com idosos de suas respectivas microáreas para a entrega da Caderneta do Idoso e também orientar a pessoa idosa sobre seus direitos, principalmente em situações de violência doméstica, urbana e intra-familiar.

A ação contou com a presença dos Agentes Comunitários de Saúde Silvia, Fernanda, Andreia, Vanderson, Viviane e Suely e foi conduzida pela Enfermeira Carla Brum que, brilhantemente, orientou o trabalho junto aos idosos.

Assista abaixo um fragmento desta ação:


Para a Enfermeira Carla Brum a importância de se criar um grupo com este perfil, além da questão de orientações e informações sobre saúde, é estimular a pessoa idosa ir de encontro aos seus direitos. Muitos idosos, dado a ausência de ajuda familiar tem dificuldades de saber informações sobre seus direitos e até mesmo benefícios aos quais não tem acesso.

Para nós da Clínica da Família Maury Alves de Pinho, através da Equipe Bandeirantes, pensar na saúde em sua integralidade é incluir todos os grupos e perfis de usuários, existentes no território, pensar e agir suas necessidades em saúde, seja de forma individual ou coletiva e levar a melhor resolutividade.


Equipe Bandeirantes - Agente Comunitário de Saúde - Fernanda B. Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432