terça-feira, 12 de junho de 2012

#CFMAP: Promoção em saúde sobre Diabetes.

No dia 05/07/2012 foi realizado, no espaço do Consultório Bandeirantes, um encontro com pacientes para discutir sobre a diabetes.

 Sabemos que a diabetes é um agravo na saúde que pode se tornar crônico, por ser provocado por alta dosagem de glicose (açúcar) no sangue.

Para isso é importante ficar atentos quanto aos fatores genéticos, isto é, se alguém na família já teve histórico com a doença, alimentação e a prática de exercícios.

Orientamos aos pacientes que, tanto observar os critérios acima, é importantíssimo o acompanhamento com a médico e da enfermagem para um melhor acompanhamento desta situação.


Contamos com a oito pacientes, o que para nós foi uma presença muito significativa. Além dos esclarecimentos que prestamos sobre esta situação, contamos também com os relatos, experiências e estratégias para lidar com esta situação.

Muitos, dado ao acompanhamento clínico, com a orientação na saúde por parte do agente comunitário de saúde nas visitas e a prática de exercícios físicos através da Academia Carioca, tem alcançado resultados positivos no enfrentamento à doença.

Achamos interessante a presença de uma adolescente que desejou participar do grupo para aprender mais em como cuidar de sua família, que tem duas pessoas com a diabetes e que não puderam comparecer por motivo de trabalho.

No encontro, falamos sobre alimentação e também alternativas que podem ser criadas em casa para estimular hábitos mais saudáveis. O aprendizado com sucos caseiros.

 Segue aí a receita do refrigerante caseiro:

- 2 cenouras;
-  Suco de 3 limões;
- 1 litro de água com gás
- 1/2 litro de suco de laranja.

Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e colocar para gelar.

 Além de muito saboroso, é saudável e muito nutritivo.

Nosso desejo é que os pacientes que estejam em situação de diabetes tenham consciência que ela é um agravo na saúde, mas que pode ser amenizada com cuidados simples como: uso da medicação, exercícios e boa alimentação.


Agradecemos à atenção:

 Equipe Bandeirantes.



0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432