quinta-feira, 29 de março de 2012

Ação em Saúde contra Obesidade Infantil.

No dia 27/03/2012 às 15:00hs, foi realizada, pela Equipe Bandeirantes, da Clínica da Família Maury Alves de Pinho, o primeiro evento na Creche Municipal Rogério Cardoso, no bairro de Vargem Pequena. O tema foi escolhido, em comemoração ao Dia Mundial da Infância, preconizado pelo Ministério da Saúde e também pelas questões recorrentes ao atendimento de crianças e adolescentes que estão ligados à obesidade infantil.

A obesidade infantil é um fenômeno orgânico e cultural, muitas vezes desencadeados por distúrbios orgânicos ligados, direta ou indiretamente à genética ou hereditariedade, mas que na grande maioria dos casos, estão ligados à hábitos não saudáveis ligados à hábitos alimentares, ausência de exercícios entre outros.

O fenômeno é mais comum nos Estados Unidos e Europa, mas que no Brasil tem encontrado um número expressivo. Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Este índíce também tem sido alarmante, na população juvenil, na idade entre 10 à 19 anos.

Para fins de promoção e prevenção da saúde na atenção básica, realizamos um evento em forma de palestra na creche, onde o objetivo foi orientar pais, mães e responsáveis sobre os riscos que envolvem a obesidade, à partir da infância até a vida adulta, onde o surgimento de doenças como hipertensão, diabetes, problemas articulares e coronários poderão surgir em qualquer fase da vida.

A Equipe Bandeirantes, representados pela Drª Libânia Lago Cattani, a técnica de Enfermagem Noraneide Gomes, a Técnica de Saúde Bucal Sandra Augusta, a Auxiliar de Saúde Bucal Fabiana Lopes e os Agentes Comunitários de Saúde Andréia, Fernanda, Silvia, Sueli e Vanderson, contribuímos com a realização deste evento juntamente com os responsáveis e profissionais da Creche Municipal Rogério Cardoso, incluindoVandite e Tânia.



No decorrer da palestra a Equipe Bandeirantes apresentou uma escala de alimentos, por grupos, pontuando a importância de se seguir certas regras na hora de montar o cardápio do café-da-manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.




Além das orientações sobre os hábitos alimentares, também foi pontuado às questões genéticas, hereditárias e sinalizações psicológicas, como a ansiedade e stress, que são fatores condicionantes que conduzem à obesidade infantil e também adulta.


 Após a orientação sobre alimentação, alguns responsáveis foram convidados à falar como seria, para eles, a montagem de pratos saudáveis para seus filhos. Exemplos como, no café da manhã, com frutas, iogurtes, leites e cereias foram um dos exemplos.


A saúde bucal também teve uma fala sobre orientação à escovação dos dentes das crianças. Criando este hábito desde cedo, à longo prazo, é possível a criança crescer com dentes saudáveis, ainda que os mesmos venham cair e serem substituídos pelos outros.


Na fase final da palestra, a Agente Comunitário de Saúde Fernanda Oliveira, pontuou algumas questões relevantes observardas durante às visitas domiciliares, que contribuem à obesidade infantil:

- Horário irregular do sono das crianças - Algumas crianças dormem e acordam tarde, consequentemente estes hábitos impactam nos horários regulares da alimentação saudável;

- Desregularização no horário e tipo de alimentos consumidos –crianças que comem salgados próximo ao horário de almoço;

- Ausência de ingestão de água por refrigerantes no café-da-manhã e durante o dia;

- Bebidas e alimento muito adoçados como leite, mingau e achocolatados. 

- Importância de escovar os dentes após cada alimentação.

Tais hábitos além de concorrer para o prejuízo na saúde, estimulando a obesidade infantil e outras séries de doenças, estimulam também o processo de cáries nos dentes e até má-formação dos dentes.

Após nossa apresentação, não houve dúvidas por parte dos responsáveis e assim encerramos a palestra.


Acreditamos que na atenção básica, é possível devagar e sempre propagar informações se orientações precisas de forma que contribua com a mudança de hábito e vida das pessoas e estas se tornem mais felizes e saudáveis. Para nós, profissionais da saúde, é mais um exercício de aprendizado e aprendizagem, pois o educador não pode se ver neste processo sem que antes seja também um educando.

 Fernanda Oliveira - Equipe Bandeirantes.




0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432