quinta-feira, 22 de março de 2012

Clínica da Família: 2 Milhões de Atendimento no Rio de Janeiro


Ontem, dia 21 de Março foi uma data marcante para a Saúde no Brasil. Além de celebrarmos o dia da Síndrome de Down, O dia Mundial da Infância e o Dia Contra a Discrminação Racial (texto aqui) ontem foi comemorado no Rio de Janeiro a marca de 2milhões de usuários atendidos pela atenção básica, através da Clínicas de Famílias instaladas no município do Rio de Janeiro.

A comemoração foi em grande estilo e não poderia ter sido diferente: inauguração de mais uma Clínica da Família, desta vez no bairro de Parada de Lucas, Clínica da Família Joãozinho Trinta. Além de parte da população usuária, autoridades e trabalhadores da saúde, contamos com a presença da Excelentíssma President(e) da República Dilma Rousseff, o ministro da saúde Alexandre Padilha, o governador do Estado do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o prefeito da cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes.


Na fala de cada uma das autoridades o ponto alto foi parabenizar o município do Rio de Janeiro, através da atual gestão, pelo grande avanço ao que tange à atenção básica. Antes, a capital era uma das piores em números no que tange à atenção básica e hoje consegue alcançar, pelo menos 30% da cobertura no município.



Nós, trabalhadores do SUS da unidade Maury Alves de Pinho, através dos trabalhadores Luciana Janeiro, Leandro do CMS João Saldanha, Gustavo da PSF Curicica, Nídia, Fernanda estivemos lá para prestigiar este momento tão importante e marcante na Saúde brasileira e carioca.


Além da unidade Maury Alves de Pinho outras unidades de saúde de atenção básica, secundária, terciária e quaternária estiveram presentes para prestigiar este esperado evento.


Foi importantíssimo a participação do povo e sua manifestação de carinho e apoio à presidente da República Dilma Rousseff com os dizeres: " Dilma Guerreira, Mulher Brasileira".



A união das três esferas do governo são de suma importância para o avanço da Saúde no Brasil. Somado a isso o comprometimento, responsabilidade e respeito das Secretarias responsáveis pela gestão e bom funcionamento da saúde em cada uma de suas áreas. Aqui no Rio de Janeiro, através da pessoa de Daniel Soranz, subsecretário da atenção primária e Hans Dohmann, Secretário de Saúde do município do Rio de Janeiro


Como dizia o saudoso Joãosinho Trinta: "O povo gosta de luxo, quem gosta de miséria é intelectual", acreditamos que além do empenho das autoridades, através da esferas do governo, contamos com o trabalho sério  e diário dos trabalhadores da saúde do SUS e do apoio incondicional da população usuária que, diariamente participa e constrói um SUS mais humano e igualitário, proporcionando saúde, que é um direito de todos.



Equipe Bandeirantes - Fernanda Belarmina de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432