sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

30/01 - Semana Mundial do Combate a Hanseníase

Essa semana estamos abordando um assunto que ainda é motivo de preconceito e que muitos ainda não sabem o que é, como tratar, muitas vezes tem vergonha de procurar ajuda. A importância do diagnóstico precoce, pois essa doença tem cura e o tratamento é gratuito !




O que é Hanseníase ?
É uma doença infecciosa, a causa vem pelo bacilo denominado Mycobacterium leprae, não é hereditária, ela atinge geralmente: os braços, mãos, pernas, olhos e nariz, mas pode se encontrar em qualquer parte do corpo. O tempo entre o contagio e o parecimento dos sintomas levam de 2 a 5 anos, os sinais mais frequentes são manchas brancas ou vermelhas, perda da sensibilidade (calor e frio) tato ao pegar objetos.




Como funciona o Tratamento ?
O tratamento é gratuito e pode durar de 6 até 12 meses, os medicamentos devem ser tomados em casa, uma vez por mês o paciente comparece a unidade de saúde, importante também ressaltar as atividades físicas para prevenir incapacidades físicas.  

Importante diagnosticar a doença o mais rápido possível, pois a pessoa infectada libera o bacilo pelo aparelho respiratório (espirro, secreções nasais e tosse) , assim podendo contagiar as pessoas com quem teve contato.       








0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432