quarta-feira, 26 de junho de 2013

Acolhimento - Humanização da atenção à Saúde



 Acolhimento

 Representa um importante instrumento para a humanização da atenção à saúde.



Dra Luciana e Téc Saúde Bucal Sandra - Grupo


Ação na Creche


Dra Luciana e Allana Victoria


Pacientes Coroado 



O acolhimento está relacionado aos seguintes conceitos: “receber bem”, “ouvir o usuário”, “estar atento”,  “compreender” e “solidarizar-se”

Nosso mascote David com Enf. Marilene


Estes profissionais vivenciam diariamente a prática do acolhimento da forma mais humana de sua concepção, extrapolando,para isso, até mesmo sua formação profissional, que, geralmente, habilita-os para ações curativas.

Tais constatações levam à reflexão de que o acolhimento precisa ser considerado um instrumento de trabalho que incorpore as relações humanas, apropriado por todos os profissionais em saúde, em todos os setores, em cada seqüência de atos e modos que compõem o processo de trabalho, não se limitando ao ato de receber(FRACOLLI & BERTOLOZZI, 2003).


 o acolhimento pode significar não só a resolução completa dos problemas que  o usuário apresenta, mas a atenção dispensada,através da escuta, à valorização das queixas e àidentificação das necessidades, transformadas em objeto de ação de saúde (TEIXEIRA et al., 2000).

Leite et al. (1999) afirmam que, para humanizar a relação serviço x profissional de saúdex usuário, não basta considerar a questão da responsabilidade, do respeito, pressupostos para a realização da assistência. É necessário ultrapassar essa visão afetuosa da atenção e discutir o modo como os trabalhadores se
relacionam com seu principal objeto de trabalho –a vida e o sofrimento de indivíduos e da coletividade.


David e Dra Luciana

David e Enf Rosa


Téc. Enf Lidiane - Campanha no Coroado

Assim, o serviço de saúde assume sua função precípua, a de acolher e dar uma resposta positiva, capaz de resolver os problemas de saúde da população. E, como etapa do conjunto do processo de trabalho que o serviço desencadeia na sua relação com o usuário, o acolhimento pode revelar uma dinâmica instituidora que se abre a novas linhas de possibilidades, no desenho do modo de se trabalhar em saúde, permitindo a
introdução de modificações no cotidiano do serviço em torno de um processo usuário-centrado, mais
comprometido com a defesa da vida individual e coletiva (FRANCO et al., 1999).

Um comentário:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432