sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

#MAPemAção: Dia da NÃO Violência na Saúde Pública


No dia 30 de janeiro celebra-se o Dia da Não Violência e, como está é um fenômeno mundial, de alcance além de classes sociais, culturais e econômicas, apresenta-se fortes rebatimentos na saúde pública alcançando a saúde física e mental dos grupos mais vulneráves.

 Nós da Clínica da Família Maury Alves de Pinho, enquanto unidade de saúde da atenção básica, cujo objetivo é abranger a integralidade do indivíduo e sua família, não poderíamos deixar esta data passar em branco e fizemos uma pequena ação de conscientização sobre a importância deste evento e alertá-los sobre os índices alarmantes que surgem diariamente.

A ação em saúde foi organizada pela Equipe Coroado, mas que envolveu toda as equipes. O objetivo foi apresentá-la, durante a sala de espera, e ressaltar a importância de ficarmos atentos aos casos de violência e denunciá-los anonimamente.



Nossa ação foi focada em chamar atenção dos usuários e iniciamos com um movimento chamado "panelaço". Nele, batíamos em latas e panelas dentro da unidade e, cada componente que estava na ação estava com um faixa na cabeça com os dizeres: "Não, não, não Violência, não!"

                                     
                                                  (clique na foto para vê-la em tamanho maior)

             Cada componente carregou uma faixa com dizeres importantes sobre os dados da violência. É importante alertar a população sobre os riscos que envolvem a violência, seja ela contra mulher, crianças, adolescentes, idosos, deficientes, animais entre outros e o risco maior ainda de se omitir em denunciar. Inclusive, deixamos no cavalete os telefones para que as pessoas possam denunciar no Rio de Janeiro.

*Denúncia contra violência de crianças e adolescentes - 100
*Denúncia sobre violência contra mulher - 180
*Denúncia sobre violência contra idosos - 2550-9050
*Denúncia de violência contra animais - 1746

 Um movimento desta proporção precisa ter um alcance extra-muros, assim, ganhamos a rua para levar as pessoas a reflexão sobre este assunto.




                 Esperamos que este pequeno movimento não pare por aqui e alcance espaços maiores.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432