Em geral, é comum ver estes profissionais, nas unidades de saúde, em especial Clínicas de Família e postos de saúde, mas afinal, quem é este profissional e o que ele faz?
O Oficial de Farmácia tem o seu trabalho supervisionado pelo Farmacêutico nas unidades de saúde. Suas funções principais estão no auxílio ao na organização dos medicamentos, no estoque, na dispensação aos pacientes e ainda na contribuição em elaborar dados estatísticos com base no planejamento e rotina da unidade de saúde.
Para ser um Oficial ou Auxiliar de Farmácia hoje em dia é preciso se matricular em um curso técnico em Farmácia. A diferença na formação é que, além de realizar as tarefas acima, o técnico está habilitado na manipulação de medicações ao paciente, principalmente em ambiente familiar.
Aqui na Clínica da Família Maury Alves de Pinho temos a presença do querido colega Flávio Buarro que muito tem contribuído com o trabalho na farmácia, sempre sendo gentil com profissionais, pacientes e nos orientando sobre o funcionamento e rotina da farmácia.
![]() |
Flávio Buarro no ofício do seu trabalho com a supervisão da farmacêutica Cássia Coelho. |
Para Flávio Buarro, o trabalho como Oficial de Farmácia é importante porque está além da questão burocrática e da organização dos medicamentos. Para ele, o fundamental é o contato direto com os pacientes e a possibilidade de orientá-los mais sobre o uso da medicação, sendo para ele, uma extensão importante ao acolhimento e atendimento deste paciente após a consulta e seu período de reabilitação.
0 comentários:
Postar um comentário