MAP & 1ª Semana do Bebê Carioca:
No último dia 28/08/2011, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, foi realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, o evento que celebra a vida: a 1ª Semana do Bebê Carioca - Rio: Uma cidade que amamenta! Com este forte slogan, o objetivo desta grande campanha foi mobilizar a população em prol da importância do aleitamento materno e a valorização da paternidade. A Clínica da Família Maury Alves de Pinho, se fez presente neste importante marco da vida, através dos usuários do sistema de saúde e funcionários da Clínica. Vejam as fotos:
Nesta foto, Tatiana da unidade de saúde Cecília Donangelo, a técnica Vanda rumo ao evento.
Nesta foto a ACS Maria Helena, a técnica Vanda e a Enfermeira Marilene.
Nas fotos acima, nossos prepararativos rumo ao Aterro do Flamento. Na ida, além da Clínica da Famíia MAP, tivemos a participação de funcionários e usuários das unidades de Saúde Cecília Donnangelo e Palmares.
A empresa de ônibus Cruzeiro do Sul realizou nossa viagem com muita tranquilidade e conforto. Chegamos rápido ao Aterro do Flamengo.
Este é o momento da chegada no Aterro: muito calor e muita mobilização.
No forte calor de domingo, o que não faltou foi alto-astral, calor humano e integração entre a Saúde do Rio de Janeiro. Além do ponto de encontro proposto pelo evento de unir milhares de mulheres amamentando ao mesmo tempo, tivemos também o encontro de muitos profissionais de saúde que se reencontraram, celebraram e mataram as saudades, diz a Agente Comunitário de Saúde, Fernanda Oliveira: " Foi muito legal encontrar o pessoal da saúde aqui e que também faz curso de Educação em Saúde comigo, com suas respectivas CAP's".
No evento, contamos com a participação de muitos órgãos integrados da saúde no município do Rio de Janeiro, inclusive o corpo de assistência a saúde da Marinha do Brasil que marcou presença em seu stand:
Além da Marinha do Brasil, tivemos a participação da Unicef e de várias CAP's (Coordenadora de Áreas Pragmáticas) de suas respectivas áreas, com várias abordagens sobre a saúde, incluindo tabagismo, a participação do homem na gravidez, através da responsabilidade e compromisso na paternidade, anemia falciforme entre outros.
Este é Rafael Azevedo, um dos responsáveis na CAP 4 pela área de monitoração de recém-nascidos em situação de risco e para ele o evento tem suma importância, uma vez que, o índice de mortalidade de crianças que nascem com risco de vida/morte no município ainda é um pouco alarmante. Segundo ele, as mulheres que saem da maternidade com bebês em situação de risco, serão encaminhadas previamente à unidade de saúde próximo ao seu domicílio, para que mãe e filho, sejam acompanhadas.
Este é o enxoval para o bebê cedido pelo programa Cegonha Carioca. O programa consiste numa visitação prévia da gestante a maternidade para que ela conheça seu funcionamento, profissionais e mecanismos.
Neste momento a técnica de enfermagem e voluntária Vanda e a ACS Marilene, aproveitaram o momento relax no stand que abordava assuntos sobre massagens e shantala ( método oriental em massagear bebês para o fortalecimento do vínculo mãe-filho). Para Maria Helena, a massagem foi maravilhosa, relaxante e aliviou as dores em seus pés.
Nesta foto, marca-se o stand da Unicef, em forma de lona de circo, onde havia um espaço de interatividade e a doação de livros e materais didáticos como o livro Almanaque da Família.
E foi isso, um domingo bastante positivo para se pensar e refletir sobre a vida em seus variados aspectos, principalmente na saúde. Sabemos que precisamos avançar em vários aspectos a saúde, mas são pequenos esforços e tentativas como estas que iremos adiante no combate as situações adversas que envolvem o processo de saúde-doença da nossa população.